Resenhas

Elbow – Lost Worker Bee EP

EP da banda inglesa consolida e reúne as melhores características do grupo

Loading

Ano: 2015
Selo: Polydor
# Faixas: 4
Estilos: Indie Rock, Art-Rock, Psicodelia
Duração: 18:00
Nota: 3.5
Produção: Guy Garvey e Rachel Davies
Itunes: https://geo.itunes.apple.com/us/album/lost-worker-bee-ep/id1022497999?mt=1&app=music

O EP é o poema pílula da música. Estrutura famosa entre modernistas da literatura brasileira, ao compor uma poesia com pouquíssimos versos, é curioso como a brevidade trabalhava a favor das análises. Reduzir ao máximo as estruturas textuais é concentrar totalmente seu conteúdo, provocando reflexões de uma forma bastante direta e objetiva. Da mesma forma, vemos essa dinâmica se realizar em EPs, nos quais as composições são agrupadas em pequeno número e, se feito de forma correta, entedemos em pouquíssimo tempo o que está sendo tratado exatamente neste registro. Com este novo trabalho de Elbow, as coisas parecem caminhar nesta direção.

Lost Worker Bee EP vem quando a banda comemora 25 anos de estrada, uma marca louvável que justifica a posição de um dos nomes mais influentes do cenário Indie Rock britânico. Com um quarto de século, a banda já passou por diversas sonoridades e diferentes estudos de elementos a serem incorporados ao seu Indie Rock bastante eclético. Dessa forma, Elbow parece estar certa das estruturas que cria aqui, produzindo um registro que transmite de forma clara o que sempre foi capaz de fazer.

Faixas que apontam não apenas as diversas fases de sua discografia, mas os diferentes elementos estudados ao longo dos anos e agregados nas quatro faixas. Com diferentes humores, ambientações e uma produção bastante preocupada em agregar diferentes elementos e somá-los de forma harmônica, Elbow produz um disco cheio de referências que deve agradar os fãs de longa data e serve como ótimo exemplo para apresentar a alguém que nunca ouviu falar em sua música.

É um trabalho que nos expõe diretamente ao que Elbow é, e talvez este seja o maior trunfo do disco. Esse registro não deixa nada que novos trabalho precisem confirmar ou contrariar. É a própria essência de uma das bandas que ainda hoje consegue produzir discos inventivos e interessantíssimos.

Loading

ARTISTA: Elbow

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique