Resenhas

FKA Twigs – M3LL155X

Em cinco faixas, artista britânica firma algumas de suas maiores qualidades

Loading

Ano: 2015
Selo: Young Turks
# Faixas: 5
Estilos: R&B, Alt-R&B, Eletrônica
Duração: 18'
Nota: 4.0

FKA twigs resolveu lançar seu EP M3LL155X através de um extenso vídeo que alonga a narrativa já mostrada no clipe de Glass & Patron, como uma prequel desse que passeia pelas outras faixas até chegar ao que já conhecemos. Sendo assim, a primeira pergunta que paira sobre o lançamento é: Ele funciona sem o amparo visual?

Os tons graves que iniciam a faixa de abertura, Figure 8, parecem o suficiente para situar qualquer ouvinte, fã ou recém-chegado, ao trabalho da artista britânica. São as batidas ultracontemporâneas, seu vocal meio R&B, meio Pop e uma estrutura naturalmente dissonante para cada música. É como se ela conseguisse agradar pelo desconforto.

Isso tem a ver com a forma com que ela encara o espectador em todos seus vídeos e na capa surrealista do EP. Suas provocações parecem surgir desapegadas dos adjetivos comuns, daí uma notável dificuldade de público e crítica defini-la rapidamente.

Para fugir dessas cercas do vernáculo, ela parece dividir sua música de forma com que cada parte pareça correr em direções opostas simultaneamente. É o vocal agudo que contrasta com o timbre eletrônico grave, a sensualidade convidativa que caminha de mãos dadas com uma postura intimidadora, ou até assustadora. Tão celestial quanto terrena, ora verdadeira, ora imaginação.

Ela trabalha a ausência de refrões convencionais em Figure 8 e entrega o esperado em I’m Your Doll e In Time. As músicas possuem quebras, elipses e reviravoltas no roteiro. Acompanhá-las de olhos fechados, mesmo se você é um consumidor ávido de música fora do padrão, é como confiar deixar-se levar aonde FKA twigs quer.

Nessa jornada pelo disco, fica evidente que o EP não depende do vídeo para ser aproveitado, mas a visualidade mostra-se como um bônus que ajuda o ouvinte, principalmente aquele que tem agora seus primeiros contatos com a artista, a compreenderem melhor seu universo de trabalho. Como um encarte de disco físico para ser visto na tela do computador, celular ou tablet.

Ouvir M3LL155X é ter certeza que a protagonista de toda a obra de FKA twigs é sua própria figura, que sabe exercer seu fascínio magistralmente a cada canção.

Loading

ARTISTA: FKA Twigs
MARCADORES: Alt-R&B, Eletrônica, Ouça, R&B

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.