Resenhas

Majical Cloudz – Are You Alone?

Álbum apresenta conversa intimista e melancólica sobre a morte

Loading

Ano: 2015
Selo: Matador
# Faixas: 12
Estilos: Minimal, Eletrônico Experimental
Duração: 43
Nota: 3.0
Produção: Majical Cloudz, Owen Pallet

Após estabelecer seu território Eletrônico Minimalista em Impersonator (de 2013) Majical Cloudz retorna com um novo trabalho, ainda apostando no seu estilo particular, embora mais retilíneo e assertivo que seu antecessor. Se no álbum anterior já era possível observar um tom melancólico e arrastado, com ares de insegurança, solidão e existencialismo, no qual o tom pessoal e as frases em primeira pessoa eram dominantes, em Are You Alone? essa estratégia se dá num nível quase obsessivo. Deste modo, Devon Welsh faz seu novo trabalho parecer um convite irresistível aos melancólicos, ou ainda uma afirmação sobre a necessidade de aceitarmos a tristeza como parte natural da vida.

Are You Alone? é uma pergunta que, aqui, assume menos ares de “começo de conversa” e mais a carga retórica da aceitação de que, sim, em última instância, estamos sozinhos. Uma percepção que seria fúnebre, caso a insistência constante de Welsh na temática da morte não funcionasse como uma reflexão sobre a vida em si. “I’ll try not to be so blue” ele canta em So Blue, promessa que evidentemente não é cumprida no trabalho. A insistência em filosofias de banheiro e na estereotipagem da tristeza (como quando Welsh receita um copo de vinho tinto e pílulas para dormir como enfrentamento dos períodos mais sombrios) acabam vez ou outra soando meio rasas, mas, afinal, mostram-se como um efeito colateral da sinceridade colocada ao longo de Are You Alone?.

Além de Matthew Otto, que acompanha Devon Welsh na produção do trabalho e na pilotagem dos sintetizadotes, o lançamento conta com a participação precisa de Owen Pallet, que adiciona alguns temperos neste trabalho. Mesmo assim, o tom e ritmo de Are You Alone? são contantes e acabam criando um universo próprio para a tristeza de Welsh. Como um todo, soa como um passo mais focado e intimista do grupo.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte