Resenhas

King Gizzard & The Lizard Wizard – Paper Mâché Dream Balloon

Septeto psicodélico faz retiro para o campo e grava álbum “acústico”

Loading

Ano: 2015
Selo: Remote Control/Flightless
# Faixas: 12
Estilos: Folk Psicodélico, Rock Psicodélico
Duração: 33:54
Nota: 3.5

O retorno – já consagrado – da Música Psicodélica trouxe consigo um número vasto de bandas que, além de ajudar a formar uma cenário pungente para o estilo, conseguem transformar esse movimento em algo mais heterogêneo, diversificado e, portanto, interessante.

Enquanto nomes como Tame Impala apostam em um som mais espacial e recheado de elementos eletrônicos, e outros como Fuzz reapropriam a vibe psicodélica dentro de um espírito Proto-Metal, King Gizzard & The Lizard Wizard parece ter sido transportada diretamente dos anos 60 para os nossos dias, passando imune às interferências possíveis da contemporaneidade sobre a sua música.

Por isso, quando ouvimos Paper Mâché Dream Balloon, o charmoso espírito bucólico que emana daí não parece necessariamente uma novidade, senão a essência do próprio grupo elevado a um grau altíssimo. Ou seja, embora o grupo tenha apostado em grande medida até agora no uso de guitarras e na fabricação de álbuns conceituais à la Rock Progressivo, a vibe tranquila flower power de uma tarde campestre sempre esteve presente em seu trabalho (ouça Stressin’ vinda de Oddments). Mas quando Stu Mackenzie e sua trupe se reúnem em um sítio, fazendo uso apenas de instrumentos acústicos para gravar seu lançamento da vez, é essa atmosfera em si que parece virar o tema e o conceito de seu pressuposto novo álbum “não-conceitual”.

Dada a similaridade anacrônica com bandas vindas dos anos 60, alguns arranjos podem parecer um pastiche ingênuo de um tempo que não volta mais (não é dificil reconhecer a influência de The Byrds e Donovan aqui, ou até mesmo a homenagem do título tão palavroso quanto The Beatles e seu Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band), mas reconhecendo o esforço necessário de se gravar um álbum analógico com uma aura campestre verdadeiramente apaixonada nos dias atuais, descobrimos em Paper Mâché Dream Balloon um dos grandes trabalhos do septeto australiano.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte