Resenhas

Connan Mockasin et Devonté Hynes – Myths 001

EP de apenas três faixas vem reunir duas personalidades muito similares

Loading

Ano: 2015
Selo: Mexican Summer
# Faixas: 3
Estilos: Pop Alternativo, Funk, Eletrônico
Duração: 11
Nota: 3.0
Produção: Connan Mockasin e Devonte Hynes

Ainda na semana passada, quando tive a oportunidade de escrever aqui no Monkeybuzz a respeito de um outro “projeto paralelo colaborativo”, a questão que imperava para mim era, sem dúvida, como personalidades distintas podem extrair uma substância criativa inesperada umas das outras.

Peço licença para citar o que disse na ocasião: “As expectativas em torno de um ‘projeto paralelo’ de algum músico costumam somar alguma medida de ansiedade com outra de desconfiança. Se, por um lado, a curiosidade em torno de uma novidade de algum artista que nos encanta alimenta um dos nossos desejos mais fortes a respeito de um lançamento musical (justamente o fator ‘novidade’ dele), de outro, o teor de despretensão de uma empreitada que não seja a ‘oficial’ de determinado músico pode acarretar em uma obra que não exibe tanta potência quanto àqueles álbuns nos quais se imprime mais cuidado e atenção.”

Pois bem, se em EL VY (a dupla em questão) a despretensão funcionou como terreno ideal para mostrar uma faceta desconhecida (e muito interesse) dos seus integrantes para o seu público, agora, com a parceria firmada entre Connan Mockasin e Dev Hynes (Blood Orange) a despretensão parece ser o combustível para potencializar uma colaboração de personalidades muito similares. O lançamento de Myths 001 vem provar que, embora cada artista tenha suas particularidades, eles tem, na verdade, muito em comum (como é que eles nunca tinham lançado nada juntos até agora?).

Um breve EP de três faixas que nasceu graças ao encontro dos dois artistas durante o festival Marfa Myths em março deste ano é uma célula bastante promissora, e vem recheado de uma sonoridade bastante fácil de pressupor (ainda bem): a malemolência ácida permeada por ares românticos, o Funk dos anos 70 embalado pelo Pop eletrônico dos anos 80, um Prince sensual que optou por trabalhar seu lado New R&B experimental parecem ser as medidas exatas de um trabalho mediado por Mockasin e Hynes.

Enquanto em alguns casos a diferença de personalidades pode resultar em ótimas faixas inesperadas, em outros as similaridades de seus integrantes são tão evidentes que as parcerias não poderiam soar mais naturais. Esse é o caso de Connan Mockasin e Dev Hynes.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte