Resenhas

Tokyo Savannah – Straight to Heavy

Novo disco do trio paulista derrapa na produção e no conceito

Loading

Ano: 2015
Selo: Independente
# Faixas: 14
Estilos: Rock, Garage Rock, Rock Alternativo
Duração: 40:09
Nota: 2.0
Produção: Tokyo Savannah

Estamos em 2015 e ainda vemos bandas e artistas dizendo que fazem “Rock’n’Roll sem frescuras” ou que “cada música de seu último disco soa como se fosse um soco no ouvido” de quem se dispõe a escutar. Sim, sabemos que é o mito do Rock, essa coisa adolescente furiosa, de mudar o mundo, de fazer o novo, de dizer “não” para tudo o que aí está, cair na estrada e perigar a ver o mundo como ele é. Certo? Não, não é mais assim, gente. O mundo mudou, as distâncias encurtaram, estamos todos no mesmo barco, seja lá isso bom ou mau. E a música consumida pelos jovens também mudou. Triste ou não, é isso aí.

Daí chega Straight To Heavy, o novo disco de Tokyo Savannah, um trio paulista, especializado em Rock. Legal, sempre é bom. A sonoridade que sai dos fones de ouvido poderia ser melhorzinha, mais bem produzida, a bateria está muito leve, a mixagem enxugou o peso dos instrumentos mas a gente releva, afinal de contas, o parâmetro atual dessa sonoridade é gente como Royal Blood ou The Black Keys, revisionistas – especialmente o segundo – desta estética Rock com um ar envernizado e retrô, feita e adaptada para gente que só conheceu bandas como Led Zeppelin ou Ramones na segurança do lar, ouvindo CD ou mp3. O negócio então é tangenciar o peso, visitar de leve as guitarras. Ainda que se faça isso com fidelidade total e crença absoluta que está dando seu melhor, o gosto não é totalmente bom.

Esse é o problema com Tokyo Savannah. O som, simplesmente, não chega aonde se propõe chegar. É monótono, sem qualquer surpresa ao longo do caminho, talvez mostrando que o Rock, este senhor de 60 anos de idade, está mesmo cansado de dar as caras por aí, a menos que seja como um mero exercício de estilo, algo que não se dispõe a inovar ou revisitar, mas, simplesmente dar o seu recado. E neste terreno o trio não fala alto como poderia, não tem recursos criativos como deveria, não vai além de uma maçaroca sonora sem identidade, sem atributos necessários para exibir a palavra “Rock” com o orgulho que demonstram. O primeiro momento de relativo interesse surge lá pela faixa-título, a sexta das 14 canções do álbum. É uma levada de guitarra em espiral, bateria bem executada e timbres interessantes, ainda que a produção nivele tudo por baixo. Qualquer impressão boa que tenha surgido daí cai por terra com a chegada da faixa seguinte, com o temerário título de Lumberjack Jack.

Seguindo adiante, a sensação de ausência absoluta de novidade segue sem dar sinais de partida. Misfit Serenade é boa, mas naufraga na produção peso pena, Thick Smoke pega emprestado algum revestimento Reggae em sua estrutura, dando um molho extra ao combalido prato de Tokyo Savannah, mas Anger, logo após, celebra novamente o conceito da produção/gravação, leve demais, limpinha ao extremo, prejudicando a melodia da canção, que merecia melhor tratamento. Tender Shapes, logo a seguir, deve ter sido gravada em dia de ausência do técnico, já que exibe contorno mais definido, apesar da bateria ser quase inaudível. Spanish Streets é outra boa canção, com DNA clashiano evidente, em melodia e execução, talvez a melhor do álbum, enquanto Lonely Train tem certa aproximação com o Rock setentista mais tradicional, exibindo alguma fúria guitarreira louvável, novamente posta a perder pela produção.

A impressão que fica da audição de Straight To Heavy é a de mostrar o potencial da banda, a boa vontade em abraçar variáveis e ramificações interessantes do Rock mais tradicional mas esbarrar na modernidade estilosa do nosso tempo, que turva o próprio significado de uma música historicamente contextualizada (como é o caso aqui). Dá pra melhorar, rapazes.

Loading

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.