Resenhas

Yukio – Visual EP

Projeto solo de Hugo Noguchi é sensível e bem construído

Loading

Ano: 2015
Selo: Independente
# Faixas: 5
Estilos: Experimental, Ambient Music, Chillwave
Duração: 17:00
Nota: 3.5
Produção: Hugo Noguchi

A banda Ventre faz jus ao nome que tem. Durante os anos de gravação do seu primeiro disco, seus integrantes tiveram tempo de gestar outros projetos pessoais, fazendo com que o trio consolidasse uma posição de um ambiente propício à troca e ao desenvolvimento de ideia. É neste ambiente extremamente fértil que emergiu um dos projetos paralelos mais ambiciosos de um dos três, liderado e protagonizado pelo baixista Hugo Noguchi, aqui vestindo a persona introspectiva e experimental de Yukio. Liberado inicialmente como um projeto audiovisual no YouTube, este pequeno EP traz uma carga bastante pessoal de Hugo, devido principalmente à quantidade de vídeos usados para ilustrar cada uma das cinco faixas, cada qual um retrato de uma viagem ao Japão.

De qualquer forma, Visual EP concretiza-se como um projeto completo, no qual tanto a parte visual como musical se apresenta com uma qualidade indiscutível. Yukio mostra-se bastante preocupado com a transposição de linguagens que é feita a partir de uma vivência pessoal, ou seja, cada música contém uma parte da história desta viagem. Por meio de uma exploração bastante aguçada de timbres, linhas de baixo que flertam entre o Jazz e a Chillwave e ambientações controladas, Hugo traz uma produção afiada e essa comunicação com suas percepções talvez seja uma das marcas mais fortes deste EP. Um trabalho feito com recortes que, quando unidos em nova disposição, recria significados, como uma verdadeira bricolagem de um diário, trazendo sua vivência como inspiração principal.

É uma obr simples, mas que instiga nossa curiosidade. Entre contratempos e passagens abruptas, Yukio produz um registro que dispensa rótulos e que se sente livre para transitar entre gêneros. As faixas podem parecer desconexas em um primeiro momento, mas são unidas pela escolha certeira de Hugo no que diz respeito principalmente aos timbres e às ambientações construídas. É quase como se escutássemos um fluxo de pensamento constante e pudéssemos recriar uma paisagem do Japão, um país que vai além dos pontos turísticos.

Pessoal, profundo e honesto. Um bom destaque no Experimentalismo brasileiro.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Arca, Flying Lotus, Toro y Moi
ARTISTA: Yukio

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique