Resenhas

Rustie – EVENIFUDONTBELIEVE

Disco surpresa do produtor escocês é autoral, mas nada marcante

Loading

Ano: 2015
Selo: Warp
# Faixas: 15
Estilos: Trap, EDM
Duração: 46:00
Nota: 3.0
Produção: Rustie

Existe uma diferença básica entre Green Language, segundo disco de Rustie, lançado no ano passado, e EVENIFUDONTBELIVE: Autoridade. Enquanto o seu trabalho anterior impressionava nas diversas aparições especiais (como Danny Brown e Redinho) e em seu dinamismo Pop, seu álbum surpresa se propõe a manter-se fiel ao som que o lançou ao mundo. O resultado final acaba sendo ambíguo, pois temos composições interessantes e obsessivas que certamente podem cansar o ouvinte em um ambiente menos noturno ou festivo.

Nada de “featurings” – todas as músicas são assinadas e executadas por Rustie – um desejo que talvez signifique a fuga do apelo massivo de seu disco anterior. A figura central de seu terceiro disco logo se mostra o Trap, sem tanto foco nos drops de batidas, mas sim nas costumeiras progressões explosivas do produtor. O subgrave, obviamente, tem presença marcada aqui, mas é apenas um elemento a mais para justificar sintetizadores hipnotizantes e frenéticos em faixas como Death Bliss ou Morning Starr.

Frequências médias-agudas presentes nas composições de Rustie nunca foram novidade para ninguém e foi o seu gosto por sons mais alegres e verticais que o transformou em um respeitado produtor de Trap. Inevitavelmente, é diferente do que o senso comum do estilo se propõe, e por isso, chama atenção. No entanto, o que agrada mais acaba sendo os momentos em que o escocês se permite experimentar mais, como nas psicodélicas New Realm e Coral Elixrr e na progressiva e gamística Emerald Tabletz – de longe, uma de suas faixas mais inventivas e completas.

First Mythz é outra faixa que chama atenção em seu BPM elevadíssimo e inesperado, sendo provavelmente ainda mais interessante quando escutada ao vivo. Ao mesmo tempo, mesmo se sustentando em mais algumas boas canções (como Atlantean Airship ou a excelente e expansiva Peace Upzzz), o disco acaba se voltando a suas próprias estruturas e enjoa com facilidade. Para quem já ouviu alguma coisa de Rustie, EVEN é a grosso modo uma repetição de temas sem tanto sabor que se tornam obsessivos ao longo de quinze atos.

Se sua produção continua refinada e autoral, não podemos dizer o mesmo das composições que se mostram um tanto monotemáticas e paradoxalmente chocantes pelo frenesi que causam – deixam o ouvinte eufórico, mas também confuso. O futuro do escocês talvez tenha que ser menos óbvio do que ele imagina pois o impacto sonoro de sua amplitude sonora extrema pode não ser o bastante.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: CERSV, Brodinski, Hudson Mohawke
ARTISTA: Rustie
MARCADORES: EDM, Trap

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.