Resenhas

jennylee – right on!

Baixista de Warpaint lança seu primeiro trabalho solo

Loading

Ano: 2015
Selo: Rough Trade
# Faixas: 10
Estilos: Indie, New Wave, Dream Pop
Duração: 37:25
Nota: 3.0
Produção: Jenny Lee Linderberg, Norm Block

Jenny Lee Linderberg, artista que agora assina sob a alcunha de jennylee, é mais conhecida por integrar o grupo Warpaint como baixista. Todavia, a musicista acaba de lançar sua estreia em uma empreitada solitária. “Solitária” pois, embora seu novo projeto conte com a participação de músicos convidados (temos Dan Elkan em algumas guitarras, enquanto as baterias se dividem entre Norm Block e sua companheira de banda Stela Mozgawa), obviamente (vide o nome da banda), o caso trata-se de uma carreira “solo” paralela.

A lógica que se aplica entre jennylee e Warpaint, acredito, seja a mesma que se aplica no caso de Martin Courtney e Real Estate, ou seja, são projetos paralelos, divididos entre carreira solo e banda principal, embora simultâneos, correlatos e indissociáveis. Isto prova-se em qualquer breve audição de right on!, na qual torna difícil de esquadrinhar qualquer território onde acaba um projeto e começa o outro. Essa faceta de sonoridades interpenetráveis é, inclusive, assumida pela própria artista, que descreve a sua música como dotada daquele groove “marca registrada” de Warpaint, contudo aqui muito mais ao lado da New Wave temperada com elementos do Gótico.

Se compararmos Warpaint (o álbum) com right on!, o segundo soa muito mais letárgico e arrastado do que o anterior, e exibe uma camada nublada que, de fato, pode nos parecer mais sombria. No entanto, do mesmo modo que Warpaint exibia uma “sensualidade” inteligente, essas novas características (a tal dimensão assombrada e pessoal da artista) não são percebidas e incorporadas de modo óbvio. O que conta aqui, na verdade, é a apropriação que Jenny Lee faz desses conceitos e imprime em sua maneira de tocar baixo e, em uma escala análoga, em seu modo de compor.

Lembrando-nos, em determinados momentos, da potência de PJ Harvey, jennylee oferece um álbum solo que vai acalmar as expectativas dos fãs enquanto Warpaint não dá as caras com um trabalho inédito. Em outra perspectiva, dificilmente o trabalho vai agradar ao público que já não tenha uma predisposição a esse ambiente sonoro.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Warpaint, PJ Harvey
ARTISTA: jennylee
MARCADORES: Dream Pop, Indie, New Wave

Autor:

é músico e escreve sobre arte