Resenhas

Sonto – Sonto

César Lacerda, Luiza Brina e Pedro Carneiro revelam EP experimental gravado em 2011

Loading

Ano: 2016
# Faixas: 6
Estilos: MPB, Pós-MPB, Experimental
Duração: 17:22
Nota: 4.0
Produção: Pedro Carneiro
SoundCloud: /tracks/240533645

Sonto é César Lacerda, Luiza Brina (Graveola e o Lixo Polifônico) e Pedro Carneiro, uma parceria de amizade e criatividade que culminou em um lindo EP de seis faixas gravadas em 2011 com grande coesão e qualidade.

O projeto parece reger-se por uma trindade muito específica de características: ser brasileiro, ser experimental e ser contemporâneo. Os três elementos estão juntos a favor de uma música envolta em uma aura mística e de comunhão de timbres – seja os das vozes, dos violões ou do que mais aparecer no mesmo espírito.

Seu sincretismo revela-se também ao cantar sobre santos e Iemanjá, enquanto Dorival Caymmi reforça o elenco de elementos brasileiros ao ter seus temas revisitados em Pra Não Dizer. Suas linhas tortas em cada faixa, travestidas de uma charmosa metalinguagem que aproxima o ouvinte dos intérpretes, revelam sem medo o caráter inventivo com que a obra foi feita.

Mesmo quando o som da TV ligada te faz pensar que já ouviu esse recurso vezes demais para considerá-lo “experimental”, a beleza gerada pelo tratamento dos arranjos e pela produção garantem não só o merecimento de atenção de Sonto, mas também de sua vontade de ouvir o disco diversas vezes – assim como a vontade de já ter desfrutado da obra há muito tempo.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.