Resenhas

Into It. Over It. – Standards

Terceiro álbum do grupo de Emo é um dos mais interessantes de sua carreira

Loading

Ano: 2016
Selo: Triple Crown Records
# Faixas: 12
Estilos: Emo Revival
Duração: 41
Nota: 3.5
Produção: John Vanderslice

Evan Thomas Weiss, que encabeça o projeto Into It. Over It. é um sujeito dedicado. Standards é o terceiro álbum “oficial’ de sua banda, porém, é o quinto trabalho de uma cronologia trabalhosa e pouco ortodoxa em sua trajetória como compositor. Se em 52 Weeks Weiss compôs uma música por semana durante um ano e em Twelve Towns foi capaz de organizar uma imenso número de colaboradores para uma coletânea que homenageia doze cidades, em Standards o músico retira-se para um local isolado, próxima à fronteira com o Canadá, para um retiro criativo.

O mais interessante de se notar, observando o resultado final de Standards, é como suas faixas não são “rústicas”, como se poderia deduzir de um álbum produzido em condições tão adversas, mas sim super encorpadas, evidenciando a harmonia entre todos os integrantes da banda. Se Into It. Over It. sempre foi uma promessa do cenário Emo revival, sem dúvida é com Standards que se consagra como um de seus representantes mais interessantes, surfando com graça em um ambiente revitalizado há poucos anos.

O receio de Weiss, todavia, diante do rótulo Emo é completamente desnecessário. Embora a resistência do músico de ser taxado dentro de um gênero específico da música seja, em certa medida, compreensível, é evidente que Into It. Over It. é Emo – Emo revival “de raiz” dirão os mais aficcionados – e a negação de tal fato beira a comicidade. Do mesmo modo não faz sentido negar a semelhança do projeto com o ícone noventista Death Cab For Cutie, seja no timbre vocal de Weiss, seja na estrutura das músicas em si. A potência de uma obra de arte está na capacidade de escapar às suas próprias referências, e Into It. Over It. está, aos poucos, conseguindo sua independência artística graças a seu esforço em agregar qualidade musical em suas faixas, não graças a negação taxativa de evidências óbvias.

Standards, portanto, com o perdão do trocadilho, eleva o padrão de qualidade do grupo, e impressiona pela unidade sonora, harmonia entre seus integrantes e pelo quilate de seus timbres. É Emo revival de qualidade sim, sem ressentimentos.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Dallas Green, Prawn, Dikembe
MARCADORES: Emo Revival

Autor:

é músico e escreve sobre arte