Resenhas

Cuscobayo – Cuscobayo

Com base no violão, vozes e cajon, banda faz seu convite à coletividade

Loading

Ano: 2016
Selo: Honey Bomb Records
# Faixas: 10
Estilos: Folk Psicodélico, Rock Alternativo
Duração: 40'
Nota: 3.0
Produção: Francisco Maffei

Cuscobayo é uma dessas bandas que oferecem ao ouvinte um convite a um estado de espírito muito bem definido – no caso, a paz utópica de um belo convívio em sociedade (porque falar disso no Brasil é sim uma grande utopia). O mais interessante é como suas músicas transportam o público a um lugar imaginário sendo feito justamente de uma maneira orgânica, de pés (descalços) no chão.

Há uma grande união de significados e de forma nas dez faixas que compõem o disco Cuscobayo, seu primeiro álbum, feito por financiamento coletivo. Elas vem todas na mesma estética de base no violão e os coadjuvantes cajon e baixo, com alguns metais recheando o som pontualmente nos que vieram a ser os melhores momentos da obra (ouça Marasmo Barato e perceba). São as vozes, contudo, que parecem direcionar todo o trabalho da banda.

São os vocais sempre plurais, coletivo, que ajudam a entender a natureza da banda – assim como no conteúdo social e político de suas músicas, o fator mais importante é a dinâmica entre as pessoas. É possível visualizar em cada faixa uma reunião de músicos que agruparia os ouvintes como parte integral da apresentação ao acompanhar o vocal – e ouvir Cuscobayo tem isso de dar vontade de experimentar o disco ao vivo.

Isso acontece também porque, por mais que a produção esteja caprichada, com boas escolhas nos timbres e em seus volumes, acaba sendo um daqueles álbuns que você precisa estar muito na vibe para querer ouvir. Talvez pelo âmbito quase apelativo de deixar o ouvinte em um estado feliz/contemplativo o tempo todo, ou pelos vocais principais se assemelharem demais à tradição do Pop Rock brasileiro – ou quando essas duas coisas são simultâneas, como em O Tempo que Resta -, parece que falta algum carisma ou originalidade que faria Cuscobayo ser chamada automaticamnte de “favorita” por uma multidão.

A beleza, porém, vem em boa forma em diversos momentos do disco e sua audição será sempre bem aproveitada. Ouça e queira ver ao vivo também.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.