Resenhas

Database – Vivid Exposition

Esperada estreia do duo passeia pela música Eletrônica e suas vertentes

Loading

Ano: 2016
Selo: Life on Planes
# Faixas: 13
Estilos: Deep House, French House, Electro, New Disco
Duração: 41:00
Nota: 4.0
Produção: Database

Há um bom tempo, Database vem prometendo seu primeiro disco. A espera pode ter sido mais longa que a necessária, mas Vivid Exposition chega em momento oportuno para realçar a relevância do duo formado por Lucio Morais e Yuri Chix. Ativos desde 2007, ambos viram a evolução e crescente popularização da Eletrônica como um todo, algo consolidado nessa obra ao saber explorar diferentes nuances e subgêneros dentro de um espectro tão amplo que torna seu resultado plural e ao mesmo tempo acessível.

Em Primetime, EP lançado ano passado, já tinha-se noção que o primeiro disco não seria em vão e que a resiliência da dupla traria bons frutos. Nunca existiu pressa para que Vivid Exposition fosse lançado, mesmo após a assinatura com o selo estrangeiro Life On Planes de DJ White Shadow, produtor de Lady Gaga, por exemplo. Tal minúcia pode ser vista nos detalhes que passam por faixas como Quiet ou For President, seja nos timbres bem escolhidos ou na produção que deixa tais momentos “gordos”. Ambas não se conectam em estilo, mas na atmosfera dançante e voltada para as pistas de dança. Ambas são Pop, consequência natural por figurarem em um selo acostumado com grandes públicos, mas soam autênticas.

Diversas participações especiais surgem na obra, a maioria feita com colaboradores de longa data, como French Horn Rebellion na faixa título – House com gosto francês e feito para pistas Indie – , Savoir Adore na deliciosa balada Another Love – Indie Disco que nos faz voltar com muito entusiasmo ao final dos anos 2000 – e Aldo, The Band na ótima Untrue Love. Sem enjoar o ouvinte, a dupla vai despejando hits no Deep House no grave de Virgins, no Electro explosivo para fãs de Justice em Tenebrae até chegar em Exclusive (Repeat Me) faixa mais dinâmica da obra e que explora a multidisciplinariedade de Morais e Chix.

No entanto, os melhores momentos acontecem quando Tidal Caves dá as caras. For President já chamara a atenção, mas a Pop Nights Off tem cheiro de single de sucesso, enquanto Last Summer é o encerramento ideal para Vivid Exposition. Conectada totalmente com a faixa anterior, Faraway Places, a música é uma ode às boas vibrações e à viagem sonora de artistas renomados, como Thievery Corporation. Combina totalmente com ambientes ensolorados e tem tudo para ser uma música bem explorada no verão no Hemisfério Norte.

Dez anos separam o tempo de atividade de Database e seu primeiro disco, espera recompensadora e que não poderia vir em melhor momento ao notarmos a popularização da Eletrônica em um efervescente ambiente criativo no Brasil. Fugindo do underground e indo direto a pistas populares, Vivid Exposition é o álbum Pop amplo e expositivo de uma dupla que tem nome e estrada suficientes para ser admirada pelo país como é. É o disco necessário para consolidar sua produtiva carreira; os coloca em destaque no cenário brasileiro e mostra que é possível alcançar o grande público sem passar perto de lugares comuns da EDM.

Loading

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.