King Gizzard & The Lizard Wizard - Nonagon Infinity

King Gizzard & The Lizard Wizard - Nonagon Infinity
  • Ano: 2016
  • Selo: Flightless
  • # Faixas: 9
  • Estilos: Rock Psicodélico, Rock Progressivo, Stoner Rock
  • Duração: 41:48
BBBBa

Geometria Sagrada é uma escola esotérica que vê significados espirituais e filosóficos em algumas formas geométricas. Entre a vasta simbologia abordada por tais estudos ocultistas, em geral, o eneágono, polígono de nove lados, não costuma ocupar um cargo de tanta importância (excetuados, talvez, os estudos a respeito do Eneagrama de Personalidade). Mesmo assim, o grupo australiano King Gizzard & The Lizard Wizard parece apropriar-se deste universo, e desta forma geométrica específica, para criar seu próprio álbum temático.

Observando agora, na altura do oitavo trabalho de seu currículo, é possível ver que na verdade King Gizzard… é formada por um septeto de nerds da música. Ao longo de sua carreira, em que costuma lançar cerca de dois álbuns por ano, a banda já experimentou tantas variantes da Psicodelia quanto possível. Seu último lançamento, intitulado Paper Mâché Dream Balloon, por exemplo, era um viagem bucólica que recriava o clima do Folk Psicodélico dos anos 60.

Em Nonagon Infinity, portanto, a viagem da vez vem temperada com o Rock pesado digno de uma Black Sabbath setentista. No que diz respeito a seu título, a ideia do “eneágono” já sabemos qual é: criar um clima de culto espiritual no qual a forma geométrica é capaz de abrir os portais da percepção espiritual. O mantra - “nonagon infinity opens the door” - que é repetido com insistência em diversas faixas, além do clipe de Gamma Knife que parodia um suicídio coletivo de uma seita, reforçam e atestam essa ideia. Já o preceito de “infinito” traz algumas implicações conceituais, ou mesmo Progressivas, para o trabalho. O álbum é configurado de tal forma que não tenha começo ou fim (ou, enfim, que o seu início seja, em certa medida, a continuação de algo que nunca acabou). Não só suas músicas parecem transmutar-se organicamente umas nas outras como também sua primeira faixa, Robot Stop, funciona como o gancho na continuação da última, Road Train, caso o trabalho seja ouvido no repeat.

Nonagon Infinity é o álbum mais marcante entre já muito bons da discografia de King Gizzard & the Lizard Wizard. Suas faixas são agressivas, assertivas e empolgantes e prova que a banda é capaz de experimentar, com sucesso, qualquer tipo de Psicodelia que estiver a fim.

(Nonagon Infinity em uma música: Gamma Knife)