Resenhas

Beverly – The Blue Swell

Drew Citron assume a direção do projeto do Indie Lo-Fi

Loading

Ano: 2016
Selo: Kanine Records
# Faixas: 10
Estilos: Indie Pop, Lo-Fi
Duração: 35:36
Nota: 3.0

Em 2014, ao escrever sobre o álbum de estreia de Beverly, intitulado Careers, Nik Silva nos dizia sobre a importância fulcral de Frankie Rose para o grupo: “Cada vez mais tenho a impressão de que Frankie Rose tem um estilo muito próprio e, por mais que esteja em bandas, formações ou projetos diferentes, a musicalidade final daquilo vai soar mais ou menos parecido.”

Pois bem, se Careers era, portanto, focado na personalidade de Frankie Rose, o segundo trabalho do grupo, intitulado The Blue Swell, trata justamente da partida da mesma, e do protagonismo assumido por Drew Citron como decorrêcia da desavença musical entre ambas. Citron, então, convida o músico Scott Rosenthal (The Beets, Crystal Stilts) para fazer parte do grupo, e se isola em uma cabana próxima da fronteira com o Canadá para dar vida ao segundo passo de sua carreira.

The Blue Swell, um inchaço azulado, é um nome que nos remete a um hematoma em recuperação. De fato, o trabalho, embora tenha um clima gélido proveniente do ambiente de sua composição, é marcado pelas emoções fervilhantes suscitadas pelo ressentimento do abandono. Citron canta “I know you don’t remember me” em Victoria, “You said it, you can’t unsay it” em You Said It, e “I don’t wanna fight” em Don’t Wanna Fight.

A aposta de Beverly ainda reside no Indie Pop Lo-Fi, mas, diferentemente do ensolarado Careers, o trabalho da vez remete a uma ambiência mais sombria, vinda do norte interiorano dos Estados Unidos, assim como podemos assistir nos seriados americanos Twin Peaks ou, quem sabe, True Detective (ouça Crooked Cop, sobre corrupção policial).

Diante das dificuldades proporcionadas pela dissolução da banda, Drew Citron não só manteve-se firme, produzindo uma continuação perfeita para o seu álbum anterior, como também acaba transformando os próprios conflitos em mote criativo. The Blue Swell é, ao mesmo tempo, um válvula de escape de ressentimentos como também um machucado em processo de cura.

(The Blue Swell em uma música: Victoria)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Hinds, Alvvays, Hibou
ARTISTA: Beverly
MARCADORES: Indie Pop, Lo-Fi

Autor:

é músico e escreve sobre arte