Devon Welsh - Down the Mountain

Devon Welsh - Down the Mountain
  • Ano: 2016
  • Produção: Devon Welsh
  • # Faixas: 8
  • Estilos: Eletrônico, Minimalista
  • Duração: 30:30
BBbaa

Após seis anos de carreira e quatro álbuns lançados, Majical Cloudz anuncia o fim das atividades. Seus integrantes, Devon Welsh e Matthew Otto, a partir de agora, seguem caminhos separados. É nesse contexto que Welsh, preparando o território para seu trabalho solo, traz ao público algumas faixas esquecidas pelo caminho, como que para encerrar oficialmente seus projetos anteriores.

Em março, Welsh ressucita seu projeto Belave e compila algumas faixas gravadas desde 2014 no EP Indigo, Streams, Lash.. Agora, é a vez de Majical Cloudz mostrar suas músicas que, por algum motivo ou outro, acabaram não entrando em seus álbuns oficiais. Conforme o próprio músico anuncia em sua página do Bandcamp, Down The Mountain não é necessariamente um álbum, mas uma pequena coleção de músicas escritas ao longo dos anos (algumas delas coincidem com o processo criativo de Are You Alone?), que, agora, por diversão, acabam ganhando vida.

Embora Welsh demonstre uma atitude precavida em não considerar Down the Mountain um álbum propriamente dito, suas faixas se encaixam muito bem e formam um conjunto coeso. Nesse sentido, Down the Mountain, mesmo contra a vontade de seu produtor, forma um trabalho que funciona per se, até mesmo se visto em relação à trajetória de Majical Cloudz como um todo.

Em Down the Mountain, todavia, a produção detém-se aos aspectos primordiais das músicas. Temos, essencialmente, apenas a voz de Welsh acompanhada por uma base tocada no piano (ou sintetizador). O espírito é o mesmo melancólico, minimalista e arrastado de outrora. Ao instrumental eletrônico reserva-se um plano de fundo muito simples e etéreo, enquanto a voz segue por outro caminho, sendo grave e carregada de sentimentalismos.

Fãs de Majical Cloudz tem aqui um prato cheio, pois, além de um compilado de faixas inéditas, Down the Mountain funciona como uma curiosidade de “lados-b” antes destinada às gavetas. Aos que não são cativos do trabalho do extinto grupo, contudo, essas composições dificilmente vão despertar algum interesse. Seja como for, o trabalho funciona como um preparativo para a carreira solo de Welsh que está por vir. Mesmo nunca lançadas oficialmente, estas músicas em conjunto podem ser consideradas o quinto trabalho da carreira de Majical Cloudz.

(Down the Mountain em uma música: Starlight)

Bom para quem ouve: Majical Cloudz , Autre Ne Veut , Beach House

Artista: Devon Welsh

Marcadores: Minimalista, Eletrônico