Resenhas

The Staves – Sleeping In A Car EP

Trio usa o estar em turnê como inspiração para novo compacto

Loading

Ano: 2016
Selo: Nonesuch Records
# Faixas: 3
Estilos: Indie Folk, Folk, Folk Alternativo
Duração: 10'
Nota: 3.5

Todo o processo de promoção do EP Sleeping In A Car envolvia um discurso sobre aventuras, viagens, estar longe de casa vivendo uma vida paralela, mas, acima de tudo, sobre liberdade. É com esse mote que as irmãs Emily, Jessica e Camilla Stavely-Taylor, por trás do projetoThe Staves, apresentam esta curta obra que sucede seu disco de estreia, If I Was, que causou uma ótima impressão em público e crítica quando lançado no ano passado.

Sem se prender a amarras ou estruturas estabelecidas, o trio deixa-se livre para experimentar as barreiras de sua música. Sem o peso da influência de Bon Iver (que produziu o disco e o EP que o antecedeu), as irmãs que sua música soe menos pastoral, mas não menos bela ou impactante. Elas atingem esse resultado através uso de estruturas sonoras mais contemporâneas dentro do Folk (ou Folk Pop, se preferir), que contribuem ainda mais para a cara efêmera ou passageira que a obra tenta instigar.

Essas três músicas foram compostas e gravadas durante a turnê das irmãs pelos EUA. Até por isso soam como se o grupo se empodera-se de uma energia que não é nescessária durante sua estadia na Inglaterra. O sentimento de ser dono de si mesmo e comandar seu próprio destino está escancarado em Outlaw, música que abre o registro. Em alguns momentos, pode até mesmo lembrar a proposta de Laura Marling em Short Movie, seu mais recente disco.

Esse quê aventureiro enraizado no discurso de promoção floresce numa obra íntima e poderosa, um misto de sentimentos que evolvem a emoção da aventura, de se explorar um lugar desconhecido, e a saudade de casa (como em Roses) ou ainda a busca pelo novo em uma jornada emocionante (Sleeping In A Car). Efêmero, como uma viagem, o EP se esvai em apenas dez minutos, em três faixas que contam muito sobre o trio se enveredando por voos cada vez mais altos.

(Sleeping In A Car em uma faixa: Sleeping In A Car)

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts