Resenhas

Adult Jazz – Earrings Off!

Grupo aprofunda sua experiência com o Indie contemporâneo de ritmo entrecortados

Loading

Ano: 2016
Selo: Tri Angle
# Faixas: 7
Estilos: Indie, Experimental
Duração: 24
Nota: 3.5

Gist It, álbum de estreia do grupo britânico Adult Jazz, eleito um dos nossos favoritos de 2014, poderia ser descrito como um trabalho “estranho”, “inventivo” e “fora da caixa”. O caldo experimental de outrora, parece ser elevado ao quadrado em Earrings Off! e, assim, conduz o grupo a um caminho improvável em busca de sua própria linguagem.

Adult Jazz, como seu próprio nome já denuncia, é uma banda de jovens que vê alguma graça em soar, ao mesmo tempo, irônica e inteligente. Se, anteriormente o grupo parecia fazer parte de uma linhagem do Indie contemporâneo que abarca o experimentalismo temperamental de Alt-J ou Kins, seu segundo exemplar confirma o flerte do grupo com bandas que preferem fazer uso de loops e compassos articulados de forma imprevisível como Dirty Projectors, tUnE-yArDs, ou mesmo Tyondai Braxton.

Se em sua estreia, Adult Jazz parecia “entalhar” as suas faixas com minúcias rítmicas e arranjos complexos, em Earrings Off! o grupo “retalha” cada vez mais a estrutura das mesmas, parecendo se reduzir cada vez mais a ritmos entrecortados. Por isso, este é um álbum, em geral, arrastado. A aposta em andamentos contra-intuitivos transforma sua audição, mesmo em seus curtos intervalos intitulados Cry For…, em uma tarefa que exige alguma dedicação. À primeira vista, com suas sete faixas, Earrings Off! Parece um EP, mas a audição mostra que o trabalho é, na verdade, denso como um álbum completo.

“O disco é sobre masculinidade”, declara o vocalista Harry Burgess. Eu diria que é, na verdade, sobre a transcedência dela. Nesse sentido, a experimentação, a descontrução e a revisão do que se é parecem ser aspectos muito mais do que meramente musicais para Adult Jazz.

(Earrings Off! Em uma música: Eggshell)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Blaenavon, Dirty Projectors, tUnE-yArDs
ARTISTA: Adult Jazz
MARCADORES: Experimental, Indie

Autor:

é músico e escreve sobre arte