Resenhas

Nicholas Allbrok – Pure Gardiya

Novo disco aponta rumos menos previsíveis que os da Psicodelia passada

Loading

Ano: 2016
Selo: Spinning Top
# Faixas: 10
Estilos: Ambient, Chamber Folk, Folk Rock
Duração: 45:00
Nota: 4.0
Produção: Nicholas Albrook

Se antes o currículo de Nicholas Allbrook o colocava como um dos pioneiros da Psicodelia australiana e uma ótima referência quando o assunto era se distanciar cada vez mais da realidade plena, agora as coisas começam a caminhar em outra direção. Por trás de discos que mostraram um talento inegável na produção descompromissada e coesa, ao mesmo tempo que um compositor bastante preocupado em dar novas perspectivas à conhecida sonoridade Lo-fi dos primeiros registros de Tame Impala, o jovem compositor se agora se mostra mais preocupado a investigar tons cada vez mais pessoais de sua personalidade. Em tons azuis, melancólicos e fotográficos (no sentido de capturar instantes), Nicholas se liberta das conclusões apressadas da psicodelia e nos apresenta um registro denso que deve se adentrar aos poucos.

Pure Gardiya transfere o objeto de interesse da lisergia para o passado do músico, e isso inclui tanto os episódios de sua vida quanto a sensação que eles causaram, ou, melhor dizendo, o buraco que parece ter sido deixado no corpo do NIcholas. É certamento um registro mais depressivo e isso implica nas mais diferentes formas de se expressar, desde uma tímida balada minimalista evocando referências “radioheadianas” (Billy Leary), passando por floreios de piano e violão envoltos de uma melancolia ímpar (In The Gutter by the Park’n’ride), até chegar a faixas que parecem ter sido compostas especficamente para um peça de dança contemporânea na qual o tema principal é o sofrimento de Nicholas (Deer).

É certamente uma mudança arriscada, mas a recompensa foi grande. Nick se liberta do estigma psicodélico e mostra ser muito mais do que o que suas produções passadas aparentavam mostrar. Um disco que mostra a densidade e a profundidade de sua personalidade, ou melhor dizendo, suas personalidades. O compositor acerta na dramaticidade e em mudanças extremamente benéficas, tornando seus projetos futuros incógnitas extremamente interessantes de se esperar.

(Pure Gardiya em uma faixa: In The Gutter By The Park’n’ride)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique