Resenhas

Def – Sobre os Prédios que Derrubei Tentando Salvar o Dia (Parte 1)

Curta estreia de trio carioca mostra caminhos bonitos sendo construídos

Loading

Ano: 2016
Selo: Bichano Records
# Faixas: 4
Estilos: Math Rock, Emocore
Duração: 11:00
Nota: 3.5
Produção: Pedro Garcia

Existe um certo movimento que está retomando com grandes forças a sonoridade dos anos 1990. Se outrora podíamos ver como essa estética se comportava em ambientes estrangeiros, a sua contextualização atual em território brasileiro deixou de ser novidade. Def é um projeto que se configura nesse vácuo permissivo, talvez escancarado através de atos como Jennifer Lo-fi, mas que ganha muita força através do selo que o representa, Bichano Records.

Seu curto primeiro projeto faz parte do capítulo inicial de um livro dividido em três partes. Sobre os Prédios Que Derrubei Tentando Salvar o Dia (Parte 1) chama atenção em sua singela voz e nos arranjos cuidadosamente escolhidos por um trio que soa maior que sua própria formação. A vocalista Deb. F funciona perfeitamente quando a leveza de sua voz encontra espaço no instrumental bem trabalhado da abertura Sobremesa e na excelente Dissolvendo. No entanto, alguns trechos nos mostram que um caminho está sendo trilhado aos poucos através de demos, erros e acertos.

É o caso da interessante transição Ponte, com vozes nos forçando a sentir de olhos fechados o que é a realidade – talvez um experimento lisérgico ou simplesmente uma análise artística nos levam a antecipar algo grandioso, principalmente pelo peso e levada da bateria. O problema processual da faixa reside em seu fade out, que deveria ser seguido de cara pela enérgica Bad Trip. Entretanto a faixa que se segue repete trechos iguais, engasga o andamento do disco e corta a ideia de conjunto que se passa nos curtos onze minutos do EP. Calçada mais no Hardcore e mais imediata, a faixa destoa um pouco do resto da obra, mas deve funcionar muito bem ao vivo.

Longe de mostrar problemas graves, Sobre os Prédios nos mostra um grupo em formação que se conhece a tempo suficiente para poder alcançar o nível instrumental apresentado na obra. Em construção, após derrubar os prédios de seu título, a carioca Def mostra que a estética sonora noventista tem capacidade de pulverizar novas bandas, distintas e extremamente emotivas. Através de sua estreia não se poderia ficar mais feliz com um cartão de visitas tão efêmero e dissolvente quanto esse.

(Sobre os Prédios Que Derrubei Tentando Salvar o Dia (Parte 1)! em uma música: Sobremesa)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: El Toro Fuerte, Odradek, Ventre
ARTISTA: Def
MARCADORES: Emocore, Math Rock

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.