Resenhas

RY X – Dawn

Folk nublado é o cenário ideal para a música de Ry Cuming

Loading

Ano: 2016
Selo: Loma Vista Records, Infectious Records
# Faixas: 12
Estilos: Folk Eletrônico
Duração: 52
Nota: 3.0

O australiano Ry Cuming, que se apresenta sob a alcunha de RY X, vem procurando, ao menos desde 2010, o cenário ideal para encaixar-se com sua música. Em sua estreia, ainda como Ry Cuming, aventurou-se pelo Pop Rock, e vem experimentando ao longo desses seis anos diferentes gradações de clima, em busca do mais apropriado para sua voz tenor e aerada. Com seus projetos paralelos, por exemplo, apropriou-se da faceta alternativa da música ambiente: com Howling aproximou-se de Eletrônico gélido de Chet Faker, e com The Acid exibiu um lado mais cristalino que o Post-Dubstep de James Blake.

Por isso, se o Folk Eletrônico de RY X não chega a nós sem alguma desconfiança – aqui, o figurino do músico parece milimetricamente forjado para a ocasião – não resta dúvida de que Dawn é um de seus trabalhos que exibe mais fibra e personalidade, como se o seu título trouxesse, de fato, a anunciação de um amanhecer criativo de Cuming.

Dawn é fortemente calcado na sonoridade consagrada por Justin Vernon, com traços da fragilidade de Bon Iver e, sobretudo, da neblina gelada de Volcano Choir. Além de todos estes nomes citados, também não escapa a doçura vocal dos falsetes bastante próximos de James Vincent McMorrow.

O vídeo de Only mostra o músico caindo – seja rolando ribanceira abaixo, em direção a uma cama empoeirada ou dentro de uma piscina – em super câmera lenta. Esta é uma ilustração ideal para Dawn: um álbum que parece flutuar demoradamente e carregada de sentimentalismo e melancolia.

Se Dawn peca pelo quesito inovação, ganha todos os créditos que merece por ser o ponto de encontro da busca obstinada de Ry Cuming, a síntese de suas apostas musicais anteriores, e prova que o Folk é o ambiente no qual, pelo menos por enquanto, o músico encontrou-se.

(Dawn em uma faixa: Only)

Loading

ARTISTA: RY X
MARCADORES: Folk Eletrônico

Autor:

é músico e escreve sobre arte