Resenhas

INKY – Animania

Banda paulistana ruma à maturidade ao mostrar-se mais à vontade para arriscar no estúdio

Loading

Ano: 2016
# Faixas: 8
Estilos: Rock Alternativo, Indie Rock
Duração: 33:35
Nota: 4.0
Produção: Guilherme Kastrup e INKY

Aquele mesmo soco na orelha sentido ao ouvir o single Parallax semanas antes de Animania sair está presente ao longo de todo o disco, embora cada música traga em si um golpe enraizado em sua natureza – uma percussão diferente, uma ambientação própria ou uma mudança de ritmo. Isso mostra a maturidade que INKY adquiriu nos dois anos que separam seus álbuns.

Duas de suas características mais evidentes – a similaridade entre as faixas e um certo perfeccionismo frio – foram evoluídos para uma banda um tanto mais despojada também no estúdio, que percebe o triunfo do experimentar e arriscar-se mais, seja para trazer Bixiga 70 em uma participação (na excelente Devil’s Mark), para ir em outra direção e apostar uma dinâmica mais Pop (Dualism) ou baixar a guarda e tentar algo consideravelmente mais intimista, embora igualmente nervoso (When the Fire Burns).

O próprio vocal de Luiza Pereira encontrou uma maneira de brilhar mais justamente pela versatilidade – mesmo o ouvinte menos atento notará a diferença de Parallax para The Rarest Good, por exemplo – e uma mudança na formação (novo baterista) provavelmente incentivou o grupo a encontrar suas qualidades mais fortes.

Animania é isso, é o segundo passo em uma discografia na qual, se o primeiro álbum servia para apresentar ao mundo a identidade da banda, seu papel é revelar um autoconhecimento que ruma cada vez mais à exploração de todo o potencial que INKY possui. Para o ouvinte que já acompanhava o grupo, fica uma obra de pontos bastante altos consideravalmente mais divertida de se ouvir do que Primal Swag, e que deve render shows ainda melhores. A nocaute em In the Middle of a Rising é prova disso.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Battles, The Flaming Lips, Radiohead
ARTISTA: Inky

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.