Resenhas

Wilco – Schmilco

Décimo álbum da banda é o seu mais descontraído até agora

Loading

Ano: 2016
Selo: dBpm
# Faixas: 12
Estilos: Americana, Rock Alternativo, Folk
Duração: 36:22
Nota: 4.0
Produção: Jeff Tweedy, Tom Schick

Schmilco, o décimo álbum da banda norte-americana Wilco, traz em sua capa um quadrinho do cartunista Joan Cornellà, conhecido pelo seu humor sarcástico, surreal, violento e obsceno. Uma capa verde, um choque elétrico, sangue e uma criança mimada são elementos que, alinhados, configuram um humor absurdo, e que, portanto, fazem supor um trabalho recheado de uma sonoridade ácida.

Esse fator, somado ao conhecimento de que Star Wars, o trabalho predecessor da banda, trouxe pela primeira vez elementos do Stoner Rock para o clima outrora plácido e outonal do grupo, fez parecer que o apreço de Jeff Tweedy por um álbum barulhento fosse apenas uma consequência lógica. No entanto, como qualquer audição, por mais despretensiosa que seja, já revela, Schmilco é o trabalho mais indolente do grupo até agora.

Mas tente perceber isso não como algo pejorativo, mas sim como a consagração do clima que Tweedy parece querer evocar. Nele, o compositor olha para a sua adolescência e fala sobre apatia, preguiça, negligência e rancor com a segurança de um homem de meia idade, e de um modo muito relaxado. Aqui está a união de características contrastantes que explicam a equivalência de Wilco a Cornellà.

“All of the time, holding a grudge” canta Tweedy já na primeira faixa, Normal American Kids, uma música que serve muito bem como introdução para o que é Schmilco: o retrato de uma adolescência classe média, profundamente angustiada por levar uma vida normal. Wilco olha para esse sofrimento ameno dando de ombros, como se dissesse “se eu soubesse que a vida me traria sofrimentos muito maiores, não teria desperdiçado tanto rancor”.

Schmilco, afinal, é surpreendentemente descontraído, mesmo para uma banda que sempre apostou em um estilo que mistura vertentes musicais suaves. Mesmo que mantenha o Country, o Americana e o Power Pop de outrora, Schmilco é o exemplar mais Folk de Wilco por enquanto. Tematicamente é um exemplo ao mesmo tempo hilário e resignado de um compositor que se preocupa demais em parecer casual.

(Schmilco em uma música: Normal American Kids)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Ryley Walker, Okkervil River, Neko Case
ARTISTA: Wilco

Autor:

é músico e escreve sobre arte