Resenhas

Moby & the Void Pacific Choir – These Systems Are Failing

Guinada do músico em direção ao ativismo derrapa em sua agressividade

Loading

Ano: 2016
Selo: Little Idiot, Mute
# Faixas: 9
Estilos: Eletrônico, Dance Punk
Duração: 35:46
Nota: 1.5
Produção: Moby

Richard Melville Hall, o querido músico, DJ e fotógrafo conhecido por seu codinome Moby, chega aos seus 51 anos de idade com o décimo terceiro trabalho de sua carreira, intitulado These Systems Are Failing. Por soar amigável em 99% sua música, evocando adjetivos como introvertido, melancólico, generoso, aconchegante, meditativo, e até mesmo “ansiolítico”, a guinada política que o artista promove em seu mais recente trabalho chega até nós como um corpo estranho dentro do ecossistema que é sua discografia.

A assunção desse tom, extremamente incomum para o músico, é denunciado em sua nova alcunha Moby & The Void Pacific Choir, um nome que reflete essa banda que é um coro de um homem só, e que não é exatamente aquela que conhecíamos até então.

Moby, vegano e ambientalista, assume aqui um papel militante e um tom agressivo que remete ao Punk Rock de seu Animal Rights (1996). Suas músicas criticam a lógica capitalista pautada na exploração e no consumo. Ou melhor: tratam da descrença de Moby diante de um modus operandi obsoleto para um planeta em vias de esgotamento.

Aos 51 anos de idade, Moby diz compor por prazer, diante da aceitação pacífica de que envelheceu e da consciência de que seu papel como músico não é mais o mesmo do que quando Play (1999) veio ao mundo. No entanto, pouco em These Systems Are Failing soa de acordo com essa declaração. Não apenas seu tema é baseado na inconformidade do músico com o contexto social no qual está inserido, como também sua sonoridade é pautada na nostalgia de uma contra cultura rebelde. “Onde estão os Sex Pistols do século 21?” disse o artista em entrevista à Rolling Stone. Seu novo álbum, portanto, nasce como um desejo de suprir essa suposta demanda em ativismo musical contemporâneo.

Tal incongruência se reflete em sua música. O trabalho, em geral, soa bastante confuso e com pouca daquela energia, ou malícia, que vimos em faixas como Bodyrock ou Lift Me Up. Ao contrário, encavalam-se momentos musicais destoantes, que remetem às guitarradas de Foo Fighters, a espetacularização de Blue Man Group, a distopia de Gary Numan ou à ingenuidade do J Pop.

Se a união dessas referências em apenas um parágrafo parece bizarra, reconhecê-las sobrepostas neste álbum é admitir um desencontro nos elementos musicais que o compõe. No entanto, se visto como a experiência despretensiosa que pretende ser, ou como um grito de liberdade contra as amarras musicais da assinatura sonora que o artista criou para si mesmo, These Systems Are Failing figura como uma curiosidade que extrapola sua vasta discografia.

(These Systems Are Failing em uma música: Errupt And Matter)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte