Resenhas

Mono – Requiem For Hell

Nono álbum de banda japonesa aposta alto, mas está repleto de fórmulas prontas

Loading

Ano: 2016
Selo: Temporary Residence
# Faixas: 5
Estilos: Post-Rock, Instrumental
Duração: 46
Nota: 2.5
Produção: Steve Albini

A banda de Post-Rock japonesa Mono chega ao seu nono trabalho sem abrir mão de sua sonoridade ambiciosa. Usufruindo de um caminho já conhecido, o quarteto une-se ao produtor Steve Albini em Requiem For Hell para elaborar mais uma epopéia instrumental.

Assim como todos os trabalhos da banda até agora, Requiem For Hell exibe uma aura obscura, além de uma necessidade de sons e temas grandiosos. Segundo o guitarrista Taka Goto, o cenário de inspiração para a composição do trabalho é o clássico da literatura Divina Comédia de Dante Alighieri. A última sinfonia de Beethoven reverbera neste que é, também, o nono trabalho do grupo. Outra inspiração reside na suntuosidade do trabalho de Stravinsky.

Tamanha pompa de fato traduz-se nos motivos instrumentais da banda, em especial na sua faixa título, que soma mais de 17 minutos de duração, mas não sem repetir algumas fórmulas muito bem conhecidas (tanto do grupo quanto de seu público). Requiem For Hell está coberto de lugares-comum: seja nos timbres de guitarra tão comuns no estilo, seja nas melodias previsíveis, o trabalho soa como um resgate de momentos já utilizados anteriormente pelo Post-Rock de Explosions in the Sky, Godspeed You! Black Emperor e, é claro, da própria Mono.

Alguns momentos mais inspirados, como a doce e poética Ely’s Heartbeat (que usa o sample de uma batida de coração de um bebê ainda no útero) acabam ficando à sombra de tamanha pretensão. Requiem For Hell, apesar disso, preenche muito bem a cartilha de um álbum Instrumental feito para engatilhar nos ouvidos dos fãs do estilo.

(Requiem for Hell em uma música: Requiem for Hell)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte