Resenhas

Simian Mobile Disco – Welcome To Sideways

Duo de música eletrônica continua sua jornada desértica em novo trabalho

Loading

Ano: 2016
Selo: Delicacies
# Faixas: 9
Estilos: Eletrônica
Duração: 1:03:46
Nota: 2.5
Produção: Simian Mobile Disco

A dupla de música Eletrônica formada pelos ingleses James Ford e Jas Shaw, conhecida pelo codinome Simian Mobile Disco, chega ao seu quinto álbum em 2016. Welcome to Sideways já denuncia o seu conteúdo no próprio título: minimalista e hipnótico, o álbum apresenta um breve desvio do da trilha – um caminho paralelo, mas ainda encostado – seguida pelo trabalho anterior da dupla, Whorl.

Whorl, como colocado por Carlos Eduardo Lima em sua resenha, aposta numa enxugada radical da sonoridade da dupla até então, abandonando a cena Club da qual faziam parte em direção a algo mais introspectivo, ao utilizar apenas um sintetizador e um sequenciador por músico. Aqui, a banda continua em sua jornada desértica. Faixas que, em geral, ultrapassam os seis minutos de duração, soam atmosféricas, repetitivas e vagas. Uma faceta esvaziada de Daft Punk em Homework, ou mais seca de Air em Talkie Walkie. Welcome to Sideways ocorre em um cenário árido, e parece contar uma história que se desenvolve em loop.

A banda, em seu release oficial, diz que, diferentemente de seu antecessor, Welcome to Sideways é voltado para as pistas. De fato, é possível sentir um afinco maior no emprego de elementos do Techno no trabalho, no entanto, seu teor parece ainda muito mais próximo do plácido e do experimental. Afinal, ao apostar em uma estratégia minimalista, a banda abdicou da profundidade de camadas sonoras, mas não conseguiu abrir mão da extensão horizontal de sua narrativa.

(Welcome to Sideways em uma música: Remember in Reverse)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Air, Boards of Canada, Daft Punk
MARCADORES: Eletrônica

Autor:

é músico e escreve sobre arte