Resenhas

Gustavo Galo – SOL

Segundo disco do compositor acerta em sua ambientação e mostra-se ideal para o verão

Loading

Ano: 2016
Selo: Independente
# Faixas: 10
Estilos: MPB
Duração: 58:00
Nota: 3.5
Produção: Gustavo Galo

Sob o comando de Trupe Chá de Boldo, Gustavo Galo sempre trouxe muita expressividade lírica a um grupo que tem em sua figura musical a expressão de seus instrumentos – a dança e a festa proporcionada pelo grupo paulista são consequências nem tão óbvias assim de seu formato “big band”. Longe de ser um complemento, o compositor é parte integrante da banda, mas também tem seus voos próprios; Sol, segundo trabalho solo de sua carreira, é a sua justificativa enquanto compositor através de músicas deliciosas.

Seja pela escolha da paleta de cores da capa de seu disco ou pelas suas sonoridades convidativas, Sol soa como um flerte irresistível no verão, trazendo calor e sorrisos de canto de rosto quando ouvido. Que Mal Tem? é um desses momentos que trazem toques inevitavelmente brasileiros, mas longe da obviedade que “nova MPB” pode trazer, a canção é macia, gostosa e traz frescor.

A ambientação de Sol é repleta de suor e movimento, elementos que coincidem com acordes soltos, uma levada percussiva cheia de rasteiras e composições repletas de aliterações – tal combinação transforma-se em dança, como na ótima Pra Pegar ou em Pra Te Tocar (grande balada do disco). A essência de Jorge Mautner é sentida ao por toda a obra, inspiração confirmada por Galo e que aparece também na reinterpretação da famosa Salto no Escuro do compositor carioca.

Podemos entender conexões entre Sol e o último disco da Trupe, Presente, no entanto é clara a vontade de Gustavo escolher seu próprios caminho. Isso mostra-se claramente na malemolência contida que o disco tem e na falta do conteúdo festivo de sua grande banda. Tais elementos jogam a favor do músico e mostram seu potencial como compositor na atual safra musical brasileira. Surpreendentemente, a sua melhor faixa aparece no flerte com Rock cru em Até de Manhã e traz uma brincadeira de palavras certeira entre cedo e ceder e um refrão irresistível e grudento. Muito bem escolhida como abertura, tal momento é a iniciação ideal para um disco feito para tardes ensolaradas do verão.

(SOL em uma faixa: Até de Manhã)

Loading

ARTISTA: Gustavo Galo
MARCADORES: MPB

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.