Resenhas

Virta – Hurmos

Segundo trabalho de grupo finlandês continua com seu transe entre o Jazz e o Post-Rock

Loading

Ano: 2016
Selo: Svart Records
# Faixas: 7
Estilos: Jazz, Post-Rock
Duração: 44
Nota: 3.5

Há três anos, o grupo finlandês Virta dava as caras pela primeira vez aqui no Monkeybuzz como uma de nossas apostas da seção Ouça. Com apenas um trabalho lançado, o EP Tales From The Deep Waters, a banda chamou nossa atenção por conta de sua fórmula musical, muito particular e característica, apresentando uma mistura harmônica entre o Jazz e o Post-Rock.

De lá para cá, nesse intervalo, o trio compôs e experimentou a eficácia de suas novas músicas, fermentando suas ideias aos poucos e atestando a firmeza das mesmas contra a erosão do tempo. Finalmente, estas chegam até nós compiladas em seu segundo trabalho, intitulado Hurmos (“transe”, segundo o Google Tradutor).

Pouco parece ter mudado na essência musical de Virta. O grupo continua atuando no limite bifásico entre a aura cool e improvisada do Jazz e a robustez atmosférica do Post-Rock. Estilos distintos, mas que compartilham a mesma capacidade de abstração sonora. Contudo, ao menos uma diferença se faz notar entre os dois trabalhos. Se seu debute se preocupava com a imersão arrastada as profundezas marítimas, Hurmos evoca metáforas aéreas – com “vôos”, “viagens no tempo” e “transes” entre os temas explicitamente citados em seus títulos.

O álbum segue basicamente a mesma estrutura, com leves variações de humor entre suas faixas, com bateria e guitarra no pano de fundo, em um ritmo crescente e ansioso, e com o trompete (ou fliscorne) conduzindo nossa atenção para uma região etérea. Hurmos parece propor uma narrativa, uma jornada intensa e sempre em linha reta. O trabalho, afinal, cumpre com a promessa, e sacia a expectativa que deixou, atuando em um território conhecido, de forma segura. Apesar de contar com apenas sete faixas, soma três quartos de hora, e parece conter o tempo ideal de uma viagem que se encerra antes de se tornar cansativa.

(Hurmos em uma música: About to Fly)

Loading

ARTISTA: Virta
MARCADORES: Jazz, Post-Rock

Autor:

é músico e escreve sobre arte