Resenhas

Dutch Uncles – Big Balloon

Prova viva de evolução constante, quinto disco dos britânicos desperta novos sonhos

Loading

Ano: 2017
Selo: Memphis Industries Ltd
# Faixas: 10
Estilos: Synthpop, Indie Rock
Duração: 35:00
Nota: 4.0
Produção: Dutch Uncles

O mercado fonográfico britânico é poderoso – sobrevive como uma ilha na qual alguns poucos artistas conseguem adentrar e, assim, fornece alimento para que suas bandas de diversos tamanhos sobrevivam e inovem. Mercury Prize, premiação musical mais importante do Reino Unido, prova isso constantemente e, diante de diversos postos, o de melhor disco do ano é o mais abrangente e coloca desde artistas Pop fanfarrões a bandas Indie cabeçudas. Dutch Uncles pertence a esse ambiente e, apesar de nunca ter sido indicado ao prêmio, exemplifica bastante a questão.

Big Balloon é o quinto disco em uma carreira bastante interessante e de sonoridade tipicamente britânica dos últimos dez anos – vemos desde Math Rock ao Synthpop, sem se esquecer de lampejos progressivos para, assim, se afirmar como uma banda de Indie Rock. Tal som, que dificilmente alcança com sucesso outros horizontes além do Canal da Mancha, salvo algumas bandas mais “Pop” como Wild Beasts ou Foals, poderia ser mais abraçado no território norte-americano, por exemplo, no entanto o embate histórico de tais mercados não permite tantos flertes assim.

Uma pena, pois o quinteto de Manchester possui um leque de canções e um gosto pelo Pop dos anos 1980 que agrada bastante. Streetlight, por exemplo, é a típica canção radiofônica da época que é tão lembrada hoje em emissoras de revival por ai. No entanto, é notória a contemporaneidade da canção e sua atmosfera Indie que nos fazem sempre olhar com carinho as bandas britânicas. Tal sensação continua ao longo do trabalho: Baskin’ é deliciosamente épica, enquanto a faixa título tem um baixo quebrado que distorce uma marcação de tempo básica, ao mesmo tempo em que traz vocais grudentos e absorventes, Hiccup é cristalina e Same Plane Dream é um viagem cabeçuda e complexa.

A imensidão musical de Big Balloon mostra escolhas maduras dentro da discografia da banda e foge dos padrões vistos em ótimos trabalhos anteriores como O Shudder. Sua complexidade só é possível dentro de um mercado britânico exigente, crescente e poderoso – dentro das fronteiras cada vez mais restritas do Reino Unido, Dutch Uncles tem tudo para finalmente alcançar a indicação para o Mercury Prize e finalmente sair do ostracismo. Dentro de sonoridades características, poucos discos chamam tanto a atenção quando Big Balloon.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Wild Beasts, The Maccabees
ARTISTA: Dutch Uncles
MARCADORES: Indie Rock, Ouça, Synthpop

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.