Temples - Volcano

Temples - Volcano
  • Ano: 2017
  • Selo: Heavenly, Fat Possum
  • Produção: James Bagshaw
  • # Faixas: 12
  • Estilos: Pop Psicodélico, Indie
  • Duração: 48:54
BBBBa

Se o Indie Rock dos anos 2000 consagrou-se com o som enguitarrado e urbanóide apadrinhado por The Strokes, a década seguinte observou a transmutação do estilo em ondas coloridas vindas da Psicodelia, em uma inclinação prevista por MGMT, e consolidada com Tame Impala. Hoje, vivemos em uma realidade na qual a psicodelia sonora reina sem resistência dentro dessa vertente musical.

Quando o primeiro álbum de Temples, intitulado Sun Structures, chegou até nós em 2014, ficamos divididos entre a empolgação com o surgimento de um novo expoente prodígio do Indie (não por acaso, a banda emplacou duas faixas em nossa seção Ouça antes mesmo da resenha ficar pronta) e a desconfiança de uma banda revestida pelo hype da nostalgia. Dentro da linhagem Britpop, a banda inglesa calcava sua música sem cerimônias naquela tradição que a formou. The Beatles, David Bowie, Pink Floyd e correlatos funcionavam como uma fonte de inspiração e também retroalimentação para a existência do grupo. Afinal, nosso veredito foi favorável: pode parecer oportunismo, mas Temples tem uma alma Pop e um cacife para compor melodias que transcende qualquer roupagem musical.

Volcano é, nesse sentido, uma afirmação da própria personalidade da banda, em detrimento de quaisquer homenagens prestadas. É claro, ainda é possível perceber de onde os garotos vieram, mas uma cara própria parece estar sendo moldada aqui. A banda está desvendando The Mystery of Pop, conforme indica no título de sua décima faixa.

O sintetizador grave e invocado da introdução mostra a que veio já de partida. Certainty e sua antagonista Strange or Be Forgotten são facilmente as faixas com maior apelo e potencial do álbum. No entanto, todas as doze músicas guardam sua pérola individual. Uma audição mergulhada no chantilly sintético de Volcano vai ser uma tarefa fácil e recompensadora para aqueles que optarem por cumpri-la.

(Volcano em uma música: Certainty)

Bom para quem ouve: Tame Impala , Jagwar Ma , Jacco Gardner

Artista: Temples

Marcadores: Pop Psicodélico, Indie