Resenhas

Jay Som – Everybody Works

Estreia de jovem californiana revela uma promessa musical da nova geração

Loading

Ano: 2017
Selo: Polyvinyl
# Faixas: 10
Estilos: Indie, Shoegaze, Dream Pop
Duração: 35
Nota: 4.0
Produção: Melina Duterte

Jay Som é o codinome de Melina Duterte, uma jovem californiana de apenas 22 anos e Everybody Works é seu primeiro álbum completo oficial. Considerar a idade de Duterte e o fato de que sua estreia foi gravada inteiramente dentro do seu quarto é, já de partida, contextualizar a sua música de alguma maneira: ao que tudo indica, teremos aqui canções confessionais, besuntadas de reverb e que cantam os dramas de se ser um jovem adulto.

Tudo isso é verdade ao mesmo tempo em que, no entanto, nada disso é o suficiente para categorizar a multiplicidade transversal do que Jay Som nos oferece. De fato temos aqui uma herança da atitude do it yourself vinda, principalmente, do Rock Alternativo de Pixies, do Shoegaze de Yo La Tengo (influências assumidas da compositora) e do Riot Grrrl de, digamos, Allison Crutchfield. Para além destes, temos uma inclinação Pop que pega o ouvinte pelo estômago (vinda, de acordo com Duterte, de Carly Rae Jepsen) e também uma aura Folk eletrônica adocicada, hipnótica, do Indie contemporâneo.

A primeira audição de Everybody Works revela um álbum heterogêneo, que balança em diferentes climas com graça, apesar de aproveitar-se de uma identidade que cola todas as faixas entre si: a voz melancólica de Duterte canta sobre temas cotidianos, dramas genéricos que parecem repercutir insistentemente na sua cabeça introvertida. A autenticidade de sua música destaca-a como uma promessa musical da nova geração, assim como há muito pouco tempo foi Courtney Barnett.

Se Everybody Works flui despreocupadamente, exige também uma audição equivalente. Não vale a pena batermos muito a cabeça por aqui. Sua música é simples, rica e fala por si só. Atentemos apenas para essa ampla noção musical de Jay Som, que transmuta estilos musicais em um caldo no qual tudo faz todo sentido, e que apenas um jovem do século 21 parece ser capaz de reproduzir com tanta facilidade.

(Everybody Works em uma música: One More Time, Please)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: No Joy, Courtney Barnett, Waxahatchee
ARTISTA: Jay Som
MARCADORES: Dream Pop, Indie, Shoegaze

Autor:

é músico e escreve sobre arte