Freddie Gibbs - You Only Live 2wice

Freddie Gibbs - You Only Live 2wice
  • Ano: 2017
  • Selo: ESGN, Empire
  • Produção: Aaron Bow, BADBADNOTGOOD, Blair Norf, Crooklin, Dupri, DNYC3, ESVYBE, Jay Nari, Kaytranada, SLWJMZ, Teddy Walton, Pops
  • # Faixas: 8
  • Estilos: Rap, Gangsta Rap, Hip Hop
  • Duração: 31:49
BBBba

Existem acontecimentos em nossas vidas que nos fazem colocá-la em perspectiva. Não por acaso, o rapper norte americano Freddie Gibbs já entrega na capa do trabalho a metáfora que acredita ser a ideal para o momento que está passando. O artista flutua, ocupando o lugar do messias na ilustração de seu novo trabalho, e colocando a ressurreição, conhecido mito cristão no qual Cristo revive após ter sido crucificado, como analogia para seu retorno ao mundo da música. You Only Live 2wice, “só se vive duas vezes”, nos diz o título de um trabalho que vai contar da morte simbólica pela qual o Gibbs passou, para que pudesse renascer como uma nova pessoa.

É possível encarar o uso de metáforas bíblicas em um álbum de Gangsta Rap como uma provocação ao moralismo, mas não parece ser essa a única intenção de Gibbs por aqui. Este não é o primeiro rapper que se equipara à um personagem divino, no entanto, a abordagem de You Only Live 2wice nem se aproxima da mania de grandeza que vemos em Kanye West. A estratégia de Gibbs é mais autocontida do que autocentrada. Considerando a maneira como o artista reflete - quase obsessivamente, aliás - sobre a sua trajetória de vida, o uso do mito como análogo ao período que o artista vivencia é uma abordagem que faz todo sentido.

Crescendo em um ambiente violento e sobrevivendo com o tráfico de cocaína, Gibbs começou sua trajetória como rapper em 2009, lançando, em 2014, um dos trabalhos mais proeminentes de sua produção, Piñata, em parceria com o produtor Madlib. Dois anos depois, em uma turnê pela Europa, foi acusado de estuprar uma menor de idade, e acabou sendo extraditado e preso na Áustria (acusação da qual, afinal, foi inocentado).

You Only Live 2wice é, inevitavelmente, um olhar em três instâncias. Uma retrospectiva para o seu passado e sua convivência com a cocaína, uma meditação sobre o período em que permaneceu na prisão, longe de sua esposa grávida, e a possibilidade de forjar um novo futuro para si mesmo, ao lado de sua filha recém-nascida. Todas estas três visões se interconectam ao longo do trabalho e podem ser resumidas no verso genial de Crushed Glass - a epítome do álbum como um todo -, “the future started yesterday” (o futuro começou ontem).

Gibbs canta sempre em bpm acelerado, ora lúcida e incisivamente, ora de maneira fluída como se as palavras se tornassem uma grande massa disforme. Entre o time de produtores, encontramos BADBADNOTGOOD e Kaytranda, dois dos nomes em mais destaque na contemporaneidade, mas que aqui optaram por manter a discrição, elevando o protagonismo da voz e dando o toque urbano e noturno que a narrativa de Gibbs pedia.

Mantendo uma evolução musical constante ao longo de sua carreira, Gibbs soube sempre inovar em suas proposições musicais. You Only Live 2wice é, dentro desta cronologia, a aposta mais contundente em uma narrativa autobiográfica, entregando um álbum ao ouvinte como quem entrega uma página aberta de sua bíblia pessoal ao confessor.

(You Only Live 2wice em uma música: Crushed Glass)

Bom para quem ouve: Blu , MF Doom , De La Soul

Artista: Freddie Gibbs

Marcadores: Gangsta Rap, Hip Hop, Rap