Mac Demarco - This Old Dog

Mac Demarco - This Old Dog
  • Ano: 2017
  • Selo: Captured Tracks
  • # Faixas: 13
  • Duração: 42'
BBBBa

"Honey, I cry too, you better believe it" - os versos de Still Beating são os que melhor explicam This Old Dog, trabalho bastante discreto que Mac Demarco lança após conquistar o status de um dos mais relevantes nomes do cenário Alternativo mundial com a ironia e o bom humor escrachado intimamente ligados à maneira com que apresenta despojadamente sua música. No novo disco, essas características dão lugar a um outro ânimo, um mais pesado, ainda que ele venha em par com o estilo musical referencial do canadense.

Essa sua estética descontraída, que se aproveita de referenciais do Indie Rock para trazer guitarras alongadas em uma ambientação Lo-Fi - algo tão incônico que tanto faz ele ser uma base de comparação para todos os que fazem algo próximo, quanto permite que muitos descrevam o álbum como "muito Mac Demarco" na hora de explicá-lo.

Ainda assim, This Old Dog possui um espírito um tanto diferente de seus lançamentos anteriores. Se eles já apresentavam uma melancolia que nunca foi escondida de ninguém, ela aqui é quem protagoniza o repertório. Da abertura com My Old Man até o clímax em Moonlight on the River, a impressão é de uma obra que desenvolve os aspectos mais sentimentais do músico, ainda que eles, muitas vezes, sejam bem mais obscuros do que as risadas provocadas em videoclipes, shows e publicações no Instagram tão conhecidas do músico.

Há momentos mais leves, como Baby, You're Out ou For the First Time, mas o clima que fica na memória após a audição é o da curtinha Sister ou das baladas One More Love Song e On the Level. Embora as novas músicas tragam o estilo próprio do músico ("muito Mac Demarco"), elas preferem renová-lo ao invés de apenas repetí-lo, introduzindo outros timbres em primeiro plano além da guitarra em função, principalmente, da melancolia das canções.

Nada disso, porém, prejudica a audição dos velhos fãs que vêm a This Old Dog encontrar aquilo que já esperavam. Em outro momento de vida, mais velho e experiente, a ponto de estar à vontade para deixar a irreverência de lado, Mac pode ter feito seu melhor disco até agora - isso o tempo e o desenvolver de sua discografia dirão. Por enquanto, ficam treze novas boas músicas do artista e a constatação definitiva de que, pode crer, ele também chora.

(This Old Dog em uma música: Still Beating)

Bom para quem ouve: Tobias Jesso Jr. , Wild Nothing , John Lennon

Artista: Mac Demarco

Marcadores: Lo-Fi, Indie Rock