Resenhas

Bibio – Beyond Serious

Homenagem do produtor a drum machine mostra-se simpática sem impressionar

Loading

Ano: 2017
Selo: Warp Records
# Faixas: 4
Estilos: Ambient, Eletrônica
Duração: 16'
Nota: 3.0
Produção: Bibio

Bibio acaba de entrar para o time dos artistas que decidiram homenagear o drum machine Roland TR-808 em um disco, assim como Kanye West fez em seu 808’s and Heartbreak ou Wado com Samba 808. Beyond Serious pode não trazer o nome do aparelho em seu título, mas a capa situa o ouvinte na timbragem da obra – que, ao mesmo tempo, chega bem menos transgressora do que a arte pode aparentar.

O EP de quatro faixas passeia por uma musicalidade um tanto tranquila, uma Eletrônica que se aproxima muito mais da Ambient do que do formato “canção” de seus trabalhos anteriores, que transitavam por sonoridades do R&B ao Indie Rock, passando pelo Folk Eletrônico, certamente para colocar o 808 em primeiro plano por quase todos seus 16 minutos de duração.

As músicas trazem diferenças essenciais entre si, principalmente pelos samplers usados (que ajudam a conferir identidade a cada faixa). Se não há muita repetição de uma delas para outra, elas pecam, porém, em seus desenvolvimentos lentos e uma sensação de redundância que todas elas passam ao chegar mais ou menos na metade de sua duração.

Vale como uma homenagem ao drum machine, à memória afetiva de Bibio e a uma sonoridade simpática ao ouvinte da Eletrônica justamente por mexer com nosso repertório, mas não consegue passar tanto valor para além disso.

(Beyond Serious em uma música: This Ain’t ‘Bout the Feelings)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tycho, Brian Eno, Moby
ARTISTA: Bibio
MARCADORES: Ambient, Eletrônica

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.