Resenhas

Wavves – You’re Welcome

Banda volta à produção independente e baixa a guarda de seu Punk agressivo

Loading

Ano: 2017
Selo: Ghost Ramp
# Faixas: 12
Estilos: Punk Rock, Garage Rock, Surf Punk
Duração: 35
Nota: 3.5
Produção: Dennis Herring

Wavves é uma banda californiana liderada por Nathan Williams que começa a se aproximar dos dez anos de estrada, atingindo um marco temporal importante para bandas contemporâneas e angariando uma certa maturidade em torno de si. Este You’re Welcome é o sexto álbum oficial de sua carreira e, por muito que a banda já tenha passado nessa trajetória, o trabalho vem marcado pela diferença com seu antecessor, V. Wavves, após divergências com a gravadora Warner Bros., volta à produção independente, através do selo Ghost Ramp.

Essa volta às “raízes” traz certa jovialidade à música que ouvimos em You’re Welcome. A banda parece baixar a guarda de todo o sarcasmo e agressividade Punk que vimos até então. É claro, os integrantes da banda agora ultrapassam a faixa dos trinta anos de idade, e ainda denotam uma certa rebeldia tardia, mas tal jovialidade pode ser entendida nos refrãos adocicados do grupo, uma herança vinda de The Beach Boys que sempre existiu e que agora soa reforçada. Ouça Million Enemies e I Love You para ter uma ideia dessa faceta mais acessível da banda.

O Pop Punk noventista – aquela imagem do jovem americano consumidor de Beavis and Butthead – está tatuado na pele da banda (não por acaso, para a divulgação do trabalho, Wavves divide a turnê com Blink 182). Entretanto, para além do apadrinhamento da Surf Music e do Pop Punk, Wavves ainda ressoa com a vibe Lo-Fi garageira que podemos encontrar em outras bandas norte americanas de Punk, como Parquet Courts (parece sintomático, por exemplo, que a capa de Human Performance e You’re Welcome ressoem a mesma linguagem visual).

Vale a ressalva de que não há nada de novo por aqui, por mais que algumas sutilezas – como o uso de sintetizadores e samples – diferenciam este trabalho de seus antecessores. Wavves, em You’re Welcome, mantém-se equilibrado surfando na mesma onda que pegou há quase 10 anos atrás.

(You’re Welcome em uma música: Million Enemies)

Loading

ARTISTA: Wavves
MARCADORES: Garage Rock, Surf Punk

Autor:

é músico e escreve sobre arte