Resenhas

The Experience Nebula Room – Ouroborous

Disco de estreia do grupo gaúcho mistura bem suas referências em disco maduro e complexo

Loading

Ano: 2017
Selo: Lovely Noise Records
# Faixas: 10
Estilos: Noise, Stoner Rock, Instrumental
Duração: 35:35
Nota: 3.5
Produção: The Nebula Room Experience

Quem ouviu apenas os primeiros singles de The Experience Nebula Room poderia afirmar que se trata de mais uma banda de Stoner Rock brasileiro, com claras influências de Queen Of Stone Age e um amor incondicional pelos pedais de Fuzz. Entretanto, um olhar mais atento à sua obra pode revelar algumas surpresas bastante interessantes, além de qualquer estereótipo sobre o gênero.

O grupo gaúcho reuniu em todos os seus anos de estrada influências das mais diversas, desde o Rock Psicodélico, passando pela música latina, até chegar à música Folk, fato que pode não ter ficado tão claro no começo da carreira. Para que isso transparecesse, seria necessário um disco conceitual complexo para poder comportar todas essas ideias malucas, e é justamente aí que Ouroborous, primeiro álbum completo do quarteto, se encaixa.

O disco assume a influência inegável do Stoner Rock logo de cara, ao soar dos primeiros ataques de baixo distorcido na faixa What Happened To The Naked Guy. Entretanto, à medida que o trabalho progride, começamos a observar aquelas influências citadas anteriormente, principalmente da música latina em Pax Et Lux, da Psicodelia em River Of Temptations e do Folk em Lucidity. E mesmo essas novas sonoridades não são algo tão puro assim, conforme conseguimos observar verdadeiras misturas entre cada destes gêneros. Wolf In The Road, por exemplo, é bastante pesada, mas também se mistura com a Psicodelia de bandas como Radio Moscow e Earth, assim como Comet In The Sky, que alterna a agressividade de riffs ríspidos com momentos mais soltos e etéreos.

O grande caldeirão de influências da banda finalmente ganha um registro digno deste porte. A excelente produção deixa as faixas ainda mais afiadas em um registro digno de chamar a atenção, uma vez que raramente perdemos o foco devido às mudanças constantes de sonoridades.

Desta forma, The Experience Nebula Room nos entrega um disco completo e que faz jus ao nome que a banda tem. Afinal, justifica a grande experiência que é este projeto, acrescentando e tirando ingredientes e experimentando novas misturas a cada faixa que ouvimos. Uma estreia fantástica que nos deixa ansiosos pelas próxima experimentações do grupo gaúcho.

(Ourobourous em uma faixa: Something In The Water)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique