Resenhas

Washed Out – Mister Mellow

Músico embarca em uma viagem sarcástica sobre o tédio

Loading

Ano: 2017
Selo: Stones Throw
# Faixas: 12
Estilos: Chillwave, Synthpop, Dreampop
Duração: 29:25
Nota: 2.5
Produção: Ernest Greene, Cole M. G. N.

Mister Mellow é o terceiro álbum do estadunidense Ernest Greene à frente de seu projeto Washed Out. Unindo a sonoridade marca-registrada de sua Chillwave a uma narrativa sobre o tédio, o músico arrisca uma crítica sublinhada ao comportamento “mimado” da geração que faz parte.

O release do trabalho – que abre com a sentença “Boredom. Laziness. Complete apathy. Is it a quarter-life crisis or just an excuse to never grow up?” – poderia muito bem figurar ao lado de centenas de artigos publicados na plataforma Medium que reclamam do quanto a geração Y reclama. No entanto, é de se estranhar um artista que tanto advogou por um estilo de vida relaxado agora passe a adotar um tom sarcástico a respeito do aborrecimento e da preguiça. Na verdade, ao ouvir as camadas nubladas de sintetizador adornadas por samples de Bossa Nova ou guitarra havaiana, fica difícil distinguir qualquer intenção que contradiga daquela que ouvimos em Paracosm.

Mister Mellow nasce com a passagem do artista para o selo Stones Throw, que armou como celebração para tal o lançamento um “projeto audiovisual”. O vídeo (assista abaixo) que traz o comediante Kyle Mooney fazendo uma paródia (propositalmente) constrangedora de um VJ da MTV, embarca em uma viagem musical preenchida de rotoscopias, colagens e stop-motion, o que parece ser, de fato, a tradução visual do que Washed Out é: uma imersão hipnótica que se apropria de trabalhos alheios para reorganizá-los dentro de sua própria estética.

Se a atitude de Greene remete à pretensão de uma visão privilegiada de mundo, pouco dessa tonalidade sobrevive à música de Mister Mellow, que soa como uma alternativa ainda mais espaçada e derretida do que o músico vinha fazendo até então.

(Mister Mellow em uma música: Floating By)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte