A$AP Twelvyy - 12

A$AP Twelvyy - 12
  • Ano: 2017
  • Selo: A$AP Worldwide, Polo Grounds, RCA
  • Produção: Alex Leone, Erick Arc Elliott, Finatik N Zac, Gord Z, Harry Fraud, Hector Delgado, iLL Wayno, Jim Jonsin, Maaly Raw, MDS, Mechsicko, P on the Boards, THC
  • # Faixas: 14
  • Estilos: Rap, Hip Hop
  • Duração: 38:37
BBBaa

A$AP Twelvyy é o terceiro rapper do coletivo A$AP Mob a lançar um álbum completo. Após A$AP Rocky e A$AP Ferg conquistarem uma vasta audiência dentro do Hip Hop contemporâneo, o artista de 28 anos estreia, assessorado pelos seus colegas, com o álbum 12.

12 não foge muito àquilo que já conhecemos do grupo, ou seja, exibe um Rap esfumaçado, de voz cansada, bastante influenciado pela Eletrônica Trap, e que evoca o cosmopolitismo da cidade de Nova York. É um trabalho que foca em um lugar comum do estilo: a narrativa de que o artista agora é rico, e venceu na vida com sua música. Twelvyy situa o ouvinte em Castle Hill , no Bronx, e a partir daí conta sua história, perspectivada a partir da violência do bairro no qual cresceu.

Por isso mesmo, 12 vacila entre momentos antagônicos. Castle Hell, L.Y.B.B (Resolution) e Periodic Table, por exemplo, exibem rimas espertas e samples obscuros que constroem uma base envolvente. Outros momentos, no entanto, soam menos inspirados. Refrãos repetitivos e marcadamente pegajosos são uma clara tentativa de conquistar lugar nas rádios e nas listas de mais vendidos da temporada - é o caso de Diamonds e Hop Out, por exemplo.

12 endossa o currículo de A$AP Mob como um trabalho interessante. Se você é fã do coletivo, este trabalho entrará sem rodeios para sua playlist. Para Twelvyy, individualmente falando, o álbum funciona também como uma estreia digna de nota. Depois de quase uma década de promessa, o artista dá a partida em sua carreira solo em um lugar de privilégio na música atual. Caso você goste do que é produzido dentro deste contexto específico - Trap Rap contemporâneo da Costa Leste -, pode dar o play.

(12 em uma música: L.Y.B.B (Resolution))

Bom para quem ouve: Meek Mill , Joey Bada$$ , A$AP Rocky

Artista: A$AP Twelvyy

Marcadores: Hip Hop, Rap