Desde muito novo, Kristian Matsson carrega uma qualidade que me salta aos olhos: Trilha o próprio caminho em meio de tantas referências do Folk contemporâneo, transformando histórias íntimas em um material acessível. Sua melancolia rasgada e crua consegue ir muito além do clássico casamento entre voz e violão.
Como prova disso, o sueco se juntou ao grupo nova-iorquino yMusic para lançar de surpresa o EP The Tallest Man On Earth With yMusic. Esse trabalho contém quatro novas versões de composições próprias e um cover da também folker, Joan Baez. Nesta última empreitada, no entanto, as canções surgem mais trabalhadas com uma variedade de instrumentos (trompete, flauta, clarinete, violino, viola e cello) que se alternam com sua voz — sem deixar a simplicidade rústica e melancólica de lado.
Quem abre o disco é o violino de There’s No Leaving Now, diferente da versão original iniciada por um piano — distanciando do clima intimista da canção. East Virginia, faixa cover, se destaca pela sensibilidade criativa através de deliciosos arranjos e dedilhados de guitarra. Já On Every Page é um dos pontos mais altos do EP, onde a voz mais limpa ganha o amparo lindíssimo de um sopro ao fundo. Antes de chegar ao fim, Revelation Blues surge com uma bela união entre a guitarra elétrica e o violino, abrindo portas para talvez a mais conhecida de The Tallest Man On Earth, Love is All — ideia bem construída para encerrar a audição com gostinho de quero mais.
Em cinco faixas, The Tallest Man On Earth With yMusic mostra uma evolução de Kristian, evidenciando sua complexidade e personalidade multifacetada. O cantor se apodera de sentimentos universais, como dor, solidão e partida, gerando um forte senso de aproximação com o ouvinte. Do grande contraste entre o Lo-fi e arranjos mais rebuscados, a espiral melancólica permanece de forma plena. Ótima recomendação para uma tarde de domingo chuvosa acompanhada de uma bebida quente.
(The Tallest Man On Earth With yMusic EP em uma faixa: Revelation Blues)