Bonifrate - Lady Remédios

Bonifrate - Lady Remédios
  • Ano: 2017
  • Selo: Balaclava Records
  • Produção: Bonifrate
  • # Faixas: 5
  • Estilos: Folk Psicodélico
  • Duração: 17:00
BBBba

As imagens sobrepostas que revelam o folclore junino da Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty denotam muito mais sobre a nova obra de Bonifrate do que se poderia imaginar. Parte fundamental na criação e desenvolvimento do músico carioca, a cidada litorânea histórica é o pano de fundo de um EP crônico, ácido e repleto de histórias que confundem pessoas, situações e críticas políticas.

Apesar de seus poucos 17 minutos, Lady Remédios coloca o respeitado letrista em uma posição confortável e acessível - , música que encerra a obra em forma de Samba lisérgico, poderia se confundir com tantos outros artistas brasileiros se não tivesse o DNA psicodélico do carioca. Sua divertida excursão tenta abraçar novos ouvintes sem nunca perder as origens. O triste término do grupo Supercordas, no qual Bonifrate era figura fundamental, ganha um pequeno epitáfio em Microcosmo, canção que traz bastante da energia presente no derradeiro disco Terceira Terra. A sensação ao final é que o legado não será nunca esquecido, mas que o compositor certamente tem novos rumos pela frente.

No entanto, a trinca de músicas Lady Remédios, Refúgios e Lei dos Remédios justificam o novo EP com versos e arranjos que colocam o ouvinte dentro da atmosfera festiva de Paraty. A primeira tem um desfecho melancólico que se confunde ao próprio folclore brasileiro em um arranjo lindo e nostálgico - fechar os olhos e ouví-lo parece descolar o ouvinte para qualquer temporalidade na história do nosso país -, enquanto Refúgios serve como interlúdio televisivo para a calmaria que confunde as construções coloniais da cidade a natureza em Lei dos Remédios.

A poderosa canção traz uma calmaria dramática que se justifica no pequeno verso que brinca com o que é ouvido - “a luta armada sem revolução” é silenciosa com grilos cantando ao fundo e zero eficiência. Conhecido por suas ricas composições, Bonifrate é dos autores brasileiros mais inventivos e criativos. Lady Remédios é só mais uma prova de sua riqueza lírica e justifica o significado de seu Folk Psicodélico ao se inserir, cuidadosamente, no imaginário brasileiro em uma obra sobre Paraty, mas que subjetivamente se adequa a qualquer cidade do Brasil distante do caos urbano.

(Lady Remédios em uma música: Lei de Remédios)

Bom para quem ouve: Supercordas , Rodrigo Amarante

Artista: Bonifrate

Marcadores: Folk Psicodélico