Resenhas

Rostam – Half-Light

Trabalho solo de produtor, ex-Vampire Weekend, brilha com texturas complexas

Loading

Ano: 2017
Selo: Nonesuch
# Faixas: 15
Estilos: Indie, Pop Experimental, Eletrônico
Duração: 52:08
Nota: 3.5
Produção: Rostam Batmanglij, Ariel Rechtshaid, Francis Farewell Starlite

Rostam Batmanglij, ou simplesmente Rostam, é um músico estadunidense, filho de imigrantes iranianos, mais conhecido por ter integrado o grupo fenômeno do Indie Vampire Weekend. Desde que saiu da banda no começo do ano passado, alegando uma necessidade de dar voz própria aos seus projetos, as coisas não ficaram paradas: o artista lançou um álbum ao lado de Hamilton Leithauser (o ótimo I Had a Dream That You Were Mine), e produziu faixas de gente como Frank Ocean e Solange. Por isso, só agora é que chega até nós Half-Light, uma superprodução solitária da carreira solo do artista.

Half-Light é delineado pelos parâmetros do Indie do início dos anos 2000, com um apreço pelas melodias cativantes, um flerte e eletrônico que não abre mão da sensibilidade Pop. Há o excesso de reverb do Synthpop e um trejeito crooner no modo de cantar. Para além disso, existem temperos do oriente médio e outros detalhes esotéricos – a bateria do Olodum na faixa Don’t Let It Get to You, biscoiteada de Paul Simon, por exemplo – que tornam as faixas ricas em detalhes e texturas polissêmicas.

A produção, feita majoritariamente pelo próprio Rostam, é feita com esmero e brilha no foco do álbum. A audição do trabalho como um todo, no entanto, pode soar cansativa. O jeito de cantar do artista, feito para denotar intimidade, gasta-se rapidamente. Algumas faixas alongam-se demoradamente, caso de Half-Light, que termina e volta para um epílogo desnecessário. When, por sua vez, começa com um clima aquático e envolvente mas logo sofre um curto circuito eletrônico.

A ressalva, apesar disso, não aponta para nada grave. Em Half-Light, Rostam brilha na manufatura do primeiro trabalho solo, tocando, cantando e produzindo um álbum cheio de cores e texturas complexas. Experimente sem medo.

(Half-Light em uma música: Wood)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Avey Tare, Ra Ra Riot, Perfume Genius
ARTISTA: Rostam

Autor:

é músico e escreve sobre arte