Resenhas

Godspeed You! Black Emperor – Luciferian Towers

Grupo canadense dá um grito anárquico contra o totalitarismo com seu Post-Rock

Loading

Ano: 2017
Selo: Constellation
# Faixas: 8
Estilos: Post-Rock
Duração: 43:50
Nota: 3.5
Produção: Greg Norman, Godspeed You! Black Emperor

A mitologia judaico-cristã da Torre de Babel alerta para o perigo do totalitarismo, que acontece quando apenas uma língua é considerada a verdadeira no reino da humanidade. Para evitar que isso aconteça, Deus manda prevalecer a confusão, a multiplicidade dos idiomas, diferentes entre si, destruindo a edificação.

O ano é 2017 e cá estamos nós, em pleno século 21, observando incrédulos movimentos totalitários ganhando força sobre o planeta. Em Luciferian Towers, a banda canadense Godspeed You! Black Emperor elabora seu grito de guerra contra as figuras demagógicas no poder e suas respectivas torres.

Neste cenário, o grupo continua na mesma linha de pensamento que tem adotado em seus trabalhos até agora, pintando um cenário de estruturas em demolição através da música. Na resenha de Asunder, Sweet and Other Distress, lançado há dois anos, Nik Silva explicou que a banda constrói um “ambiente pré-apocaliptico”, deixando no ar aquela densa tensão do que está por acontecer, uma névoa de mistério que encobre um futuro, provavelmente, muito obscuro.

O apocalipse, prestes a acontecer ou de fato já acontecendo, que é a metáfora para a tensão contemporânea, parece encontrar no Post-Rock o espaço ideal de expressão. Há poucos dias, por exemplo, falei sobre Mogwai e Every Country’s Sun, álbum que evoca através da catarse emocional “o céu avermelhado da crise mundial”. O mesmo clima, em um estilo musical muito semelhante, é evocado por aqui.

Luciferian Towers é um grito anárquico que pretende destruir as estruturas hegemônicas do poder. O álbum contém apenas quatro faixas (divididas em subcapítulos), de guitarras distorcidas que gritam com ódio contra um projeto de mundo que falhou. Bosses Hang, por exemplo, vai fazer o coração de muitos ouvintes ansiosos disparar. Anthem for No State, por sua vez, remete a Ghost Riders in the Sky, chamando os cavaleiros do apocalipse para ceifar o mal da terra. Luciferian Towers é complexo, sobrepondo camadas de instrumentos musicais para evocar a derrocada do mundo. As faixas, que não se resolvem de propósito, são feitos com um olhar atento e com sangue nos olhos. Necessário.

(Luciferian Towers em uma música: Anthem For No State)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte