Resenhas

Bibio – Phantom Brickworks

Produtor britânico mergulha de cabeça na Música Ambiente

Loading

Ano: 2017
Selo: Warp Records
# Faixas: 9
Estilos: Eletrônico, Ambient
Duração: 1h13
Nota: 3.0
Produção: Stephen Wilkinson

Beyond Serious, o EP do produtor britânico Bibio em homenagem à drum machine 808, chegou até nós há poucos meses, e parecia marcar um período de transição no artista, antes mais apegado ao formato canção, por assim dizer, com uma música eletrônica ligada ao Folk e ao R&B, em direção às faixas climáticas da Música Ambiente. Pois bem, este Phantom Brickworks prova que o artista mergulhou de cabeça neste universo.

Phantom Brickworks é um álbum cheio – bastante cheio aliás, com faixas que atingem os nove, treze, dezesseis minutos de duração – de timbres espaçados, melancólicos, evocativos. O trabalho progride vagarosamente, fazendo o ouvinte imaginar paisagens descampadas, isentas de presença humana: um pântano, um deserto gelado, fábricas abandonadas, e assim por diante. É um afastamento daquele universo compartilhado por Gold Panda, Baths e Boards of Canada e uma incursão em paisagens mais insólitas de Tim Hecker.

As músicas exploram a possibilidade de se criar um ambiente a partir um timbre só, com notas que se prolongam até serem incorporadas pelo pano de fundo. É um trabalho relaxante, mas pode soar redundante também para um ouvido mais ansioso. Seja como for, vale a pena fechar os olhos e dedicar alguns minutos de meditação a essa nova faceta do produtor.

(Phantom Brickworks em uma música: Phantom Brickworks II)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tim Hecker, Boards of Canada, Gold Panda
ARTISTA: Bibio
MARCADORES: Ambient, Eletrônico

Autor:

é músico e escreve sobre arte