Resenhas

Sentidor – Terracorponuvem

Artista mineiro experimenta com Ambient Music e Música Eletrônica em seu novo lançamento

Loading

Ano: 2017
Selo: Independente
# Faixas: 12
Estilos: Ambient, Música Eletrônica, Experimental
Duração: 52 min
Nota: 3.0
Produção: João Carvalho

O músico mineiro João Carvalho tem se mostrado um dos mais prolíficos artistas dessa nova geração da música brasileira, lançado no espaço de um ano quatro discos (seja com o projeto Sentidor, seja como Rio Sem Nome). Vale ressaltar que ele ainda faz parte da banda El Toro Fuerte, que se expressa por caminhos totalmente diferentes dos que os vistos nestes seus dois projetos solo.

Diferente do que foi visto no antecessor de Terracorponuvem – o disco Am_Par_Sis, em que João recriava a sua maneira o disco Passarim (1987), de Tom Jobim -, esta obra se apega a uma estética específica, que traz elementos do Ambient Music ao um experimentalismo com a Música Eletrônica que parece de certa forma levar seu ouvinte a um passeio sensorial bastante desorientador.

A instrumentação digital se junta aos elementos mais variados, desde barulhos que parecem retirados da natureza até instrumentos de corda ou baterias sincopadas, que criam uma amálgama contrastante, porém que nasce de forma bastante orgânica. Instável, a produção é um emaranhado de sons que quando juntos criam um efeito hipnótico – e talvez o melhor exemplo disso seja a faixa O Rio Que Se Vê de Fora (Abridouro), em que as vozes parecem emular um canto tribal ou religioso enquanto ruídos sintéticos criam um difuso fundo musical.

No fim das contas, o registro se mostra uma coleção instigante de colagens musicais, que talvez represente muito bem como a cabeça de João funciona, tendo em vista a quantidade de projetos e elementos que ele traz às suas obras. Ora acolhedor, ora desafiador, ora hostil, Terracorponuvem tem uma diversidade abrangente o suficiente para colocar mais perguntas do que respostas na cabeça dos ouvintes.

(Terracorponuvem em uma faixa: O Rio Que Se Vê de Fora (Abridouro))

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Nosaj Thing, Tim Hecker, Teen Daze
ARTISTA: Sentidor

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts