Resenhas

Mick Jenkins – Or More; The Anxious

Rapper de Chicago lança mixtape que antecipa o clima do próximo álbum

Loading

Ano: 2017
# Faixas: 7
Estilos: Rap, Hip Hop
Duração: 19
Nota: 3.5
Produção: Origami Beats, ENG Creation, THEM People, GreenSLLIME, Ahwlee,

The Healing Component, álbum de estreia de Mick Jenkins, chamou a nossa atenção no fim do passado, já que a figura do rapper natural de Chicago, mais “contida, terrestre e poética” do que seus pares no Rap contemporâneo, exibia um potencial para torná-lo uma persona de destaque no concorrido mundo dos holofotes do Hip Hop. Or More; The Anxious é uma mixtape que parece nascer desse otimismo do artista em relação ao próprio trabalho, que, na ansiedade de mostrar o que anda fazendo, lança uma espécie de prequel de um álbum que ainda não existe.

Or More pretende ser, nas palavras do próprio artista, uma série de ideias musicais e conceitos que surgem nos seus processos criativos. Ou seja, Or More; The Anxious vem para expor ao público a vibe na qual o artista anda, um estágio ainda laboratorial de algo que ainda vai acontecer. Por isso, por um lado, a ausência de um toque especial, aquele je ne sais quoi nas músicas parece natural, embora espante a falta de ousadia de um processo que deveria ainda estar na fase experimental.

No entanto, Or More; The Anxious está alinhado com algumas das expressões mais interessantes do Rap dos últimos anos, a saber, o clima sombrio de Earl Sweatshirt, as bases eletrônicas ácidas de Chance the Rapper e o resgate vintage de A Tribe Called Quest (ouça Free Nation Rebels, uma clara referência ao coletivo da era de ouro). Esses são mais ou menos os pontos fortes do trabalho antecessor de Jenkins que, alinhado a sua verve poética e à sua eloquência, sustentam o ponto firme que a figura do artista tem se tornado. No fim das contas, a mixtape serve muito bem a que veio, saciando um pouco da vontade dos fãs por material novo, enquanto aguça a curiosidade para algo que ainda está por vir.

(Or More; The Anxious em uma música: C is for CashMoney)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Rejjie Snow, Vic Mensa, Earl Sweatshirt
ARTISTA: Mick Jenkins
MARCADORES: Hip Hop, Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte