Resenhas

Travis Scott & Quavo – Huncho Jack, Jack Huncho

Projeto paralelo não possui a mesma força que trabalhos solo de ambos os rappers

Loading

Ano: 2017
Selo: Grand Hustle, Epic, Cactus Jack, Quality Control, Capitol, Motown
# Faixas: 13
Estilos: Trap Rap, Hip Hop
Duração: 41:34
Nota: 2.0
Produção: Quavo, Travis Scott, Buddah Bless, C4, Cardo, Carlos Desrosiers, Cubeatz, Dun Deal, Felix Leone, Frank Dukes, Illmind, Murda Beatz, OZ, Pas Beatz, Southside, Supah Mario, TM88, Vinylz, Wheezy, Yipsy

Seguindo uma onda que há de se tornar cada vez mais comum no universo do Hip Hop, rappers da nova geração unem suas forças e engrossam o currículo com parcerias esporádicas, em projetos paralelos que nascem e desvanecem espontaneamente. Não é uma estratégia nova, mas é uma lógica que parece fazer bastante sentido na dinâmica do mercado musical contemporâneo. Huncho Jack, Jack Huncho nasce da parceria entre Travis Scott – artista incensado que lançou seu primeiro álbum completo, Rodeo, em 2015 – e Quavo, integrante do supergrupo Migos.

O resultado é aquilo que se poderia esperar da união. Musicalmente, o que domina o álbum é o Trap Rap, refrãos feitos de interjeições, batidas marcantes e melodias noturnas. Tudo engenhosamente fabricado para a criação de uma vibe, ou seja, o principal atributo do trabalho parece ser estimular a bateção de cabeça de olhos fechados em um ambiente esfumaçado.

Infelizmente, a energia se dissipa por aqui – na contramão do que normalmente acontece com artistas que se unem para um projeto novo. As letras, herdadas do Bling Ring, esbarram na futilidade de um universo que pouco faz para sobressair à tríade de clichês de Sexo, Drogas e Hip Hop. Alguns sinais apontam para referências interessantes, da introdução que cita Otis Redding à capa do fantástico ilustrador Ralph Steadman. A faixa How U Fell, por exemplo, usa um sample de Shigeo Sekito, aquele climão do qual Mac Demarco já havia se aproveitado em Chamber of Reflection. No entanto, o andamento homogêneo do trabalho e a falta de atenção dos versos não sustentam as referências interessantes.

Afinal, Huncho Jack, Jack Huncho fica aquém da energia apresentada pelos artistas em seus projetos principais. Travis Scott e Quavo são dois representantes da indústria musical atualmente, movimentando o mainstream com um estilo musical forjado para ser aclamado para um grande público. Se você é fã, vale a pena atentar para suas respectivos trabalhos anteriores. (Huncho Jack, Jack Huncho em uma música: Dubai Shit)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: 21 Savage, A$AP Mob, Migos
MARCADORES: Hip Hop, Trap Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte