Resenhas

Kero Kero Bonito – Totep EP

Saem as bases sintéticas e entram as guitarras no som do açucarado grupo britânico

Loading

Ano: 2018
# Faixas: 4
Estilos: Indie Pop, Power Pop, Synth Pop
Duração: 11:00
Nota: 3.0

“Eu estava em uma banda Punk antes desta banda e isto é mais Punk. As pessoas na plateia são mais Punk”. Após um contato superficial com Kero Kero Bonito, seja ouvindo uma ou outra música ou vendo a capa de seus trabalhos, a declaração do produtor e membro da banda Jamie Bulled parece não fazer sentido. Mas o exagero açucarado, a alegria quase perturbadora e a mistura de estilos como Synth Pop, J-Pop e tudo que há de mais colorido na produção de Música Eletrônica contemporânea é o que fez de Bonito Generation, de 2016, um dos álbuns mais interessantes e corajosos do Pop nos últimos anos.

Agora, no curtíssimo EP Totep, a estrutura apoiada nos elementos sintéticos dá lugar à guitarra, mas sem perder totalmente a cor dos primeiros trabalhos. A impressão é de que Bonito Generation foi um exagero inicial usado como cartão de visitas para a proposta Pop do grupo e que agora o momento é de explorar intersecções deste espírito com referências do Dream Pop, Indie Rock e até Pop Punk.

Kero Kero Bonito foge dos rótulos fáceis e, apesar da camada mais superficial de seu som e de sua proposta visual indicarem um som Pop e em certos momentos até infantil, seu público não é formado por quem busca música acessível. O grupo fez sucesso entre fãs mais cabeçudos, que ouvem toda essa alegria com um misto de ironia e fascínio por exercícios e experimentações sonoras.

Isso faz com que, do ponto de vista do público, uma guinada roqueira seja menos radical do que pode parecer à primeira vista. No entanto, o resultado desta decisão foi uma perda dessa ousadia que pode ter atraído muita gente ao som do grupo. The One True Path é um Indie Pop gostoso, porém comum. You Know How It Is é uma tentativa descartável de hit cheio de guitarras e Cinema um flerte com um Dream Pop mais dançante. O single Only Acting, divulgado antecipadamente, é a melhor faixa do registro, trazendo um Pop criativo, bem produzido e cheio de camadas com uma boa virada Pop Punk.

Como exercício criativo e como tentativa de se libertar criativamente da vontade de flertar mais com as guitarras, Totep é um EP bem agradável com um single acima da média. Mas, como resposta às nossas expectativas após a ousadia Pop que vimos do grupo até o momento, decepciona.

(Totep em uma música: Only Acting)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: CHVRCHES, Sleigh Bells, Grimes

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.