Resenhas

Winter – Ethereality

Estética de um Dream Pop encorpado é bem trabalhada sem muita originalidade

Loading

Ano: 2018
Selo: Balaclava Records
# Faixas: 10
Estilos: Dream Pop, Shoegaze
Duração: 40
Nota: 3.0

Ethereality parece o nome ideal para o novo álbum do projeto “braso-californiano” Winter. Não só por tratar-se de uma obra com os dois pés (no ar) no Dream Pop, mas também porque suas músicas transitam em uma linha não lá tão tênue entre uma psicodelia de tons pastéis e um faz de conta nostálgico. Em poucos minutos, percebemos que, enquanto as composições e arranjos são bem trabalhados, a originalidade estava longe de ser ambicionada pelo grupo.

O título All In My Head, da música que abre o disco, já dá essas pistas. Esteticamente, a faixa cumpre o mesmo papel de convidar o ouvinte a uma sonoridade apoiada nos pedais de guitarra que se espalha ao longo das dez faixas de Ethereality, com o tal Dream Pop encontrando apoio na vibe experimental do Shoegaze com alguma influência aqui e ali de uma Surf Music e de um Garage Rock tão referenciais na música da Califórnia.

Entre baladas arrastadas (como Black Sea) e músicas agitadas de espírito juvenil (como High School), Ethereality trabalha seu estilo de maneira bastante linear, sem grandes surpresas para quem conhece essa estética. Com isso, músicas carismáticas como Sunshine Devine e Zoey chamam ainda mais atenção por trazerem leves mudanças inesperadas em suas progressões, o que se destaca em meio a faixas mais simples. Blue Eyes, da mesma forma, ganha seu lugar na memória do ouvinte por trazer versos em português.

No geral, o que fica é a sensação que a personalidade da banda se baseia mais em seguir uma direção estética do que trabalhar uma identidade muito própria, ainda que as letras (e até o nome do projeto) queiram expressar a realidade da vocalista Samira Winter. Com isso, Ethereality mostra-se um álbum que você vai querer ouvir sempre que estiver no clima dessa vibe muito específica, mas que pode se perder em uma metafórica estante de obras muito semelhantes.

(Ethereality em uma faixa: Alligator)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Hinds, Beach Fossils, Wavves
ARTISTA: Winter
MARCADORES: Dream Pop, Shoegaze

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.