Giraffes? Giraffes! - Memory Lame

Giraffes? Giraffes! - Memory Lame
  • Ano: 2018
  • Selo: Topshelf Records
  • # Faixas: 6
  • Estilos: Math Rock
  • Duração: 41 min
BBBba

Giraffes? Giraffes! é uma daquelas bandas “gigantescas” para os iniciados no Math Rock, mas bastante desconhecida para quem está por fora do gênero. Com quase duas décadas de carreira, o grupo se construiu no nicho do Rock Matemático como um dos mais proeminentes e emblemáticas, sendo o disco More Skin With Milk-Mouth (2007) um dos grandes clássicos dessa nova geração do estilo.

Memory Lame surge como o quarto álbum de estúdio de Ken Topham (bateria) e Joseph Andreoli (guitarra), e não só tenta trazer novos elementos (como a presença mais marcante do Post-Rock) como também um conceito para tentar amarrar as músicas, ainda que elas sejam em grande parte apenas instrumentais.

Mas, não se engane, esta continua sendo essencialmente uma obra de Math Rock. Portanto, espere tempos quebrados, riffs complicados, muitos tappings, dinâmicas bem intrincadas, bateria assíncrona e todas outras maluquices e experimentações que se podem esperar de músicos bastante técnicos e cheios de criatividade. Faixas como Hug of Death e The Teenagers In The Woods mostram esse lado mais “nerd”, enquanto Putzing Around the Underworld Aka the Loser’s Journey traz vários dos elementos do Post-Rock, mostrando um lado mais sereno da dupla. A mistura desses “extremos” torna o disco bastante instigante.

Enquanto isso, At the Turf Field Behind My Parents’ House traz também elementos vocais que deixam explícito todo o conceito da obra: memória e nostalgia. Essa temática é construída também através da interação de guitarra de Andreoli e a bateria errática de Topham em algo mais brando, mas ainda assim explosivo. Elementos do Post-Rock envelopam a canção e deixam ainda mais apelativa, de certo modo, até beiram certo onirismo.

Para facilitar um pouco a compreensão da mensagem a ser passada, o grupo quebrou essas seis músicas em 37 capítulos menores, cada um com um nome e uma intenção diferente. Mergulhar nos títulos e extrair deles uma narrativa ou história a ser contada dentro de cada faixa pode tornar o lançamento interessante mesmo para os não iniciados nas dinâmicas nada usuais do Math Rock.

*(*Memory Lame em uma faixa: At the Turf Field Behind My Parents’ House)*

Bom para quem ouve: SLVDR , Tera Melos , Battles

Artista: Giraffes? Giraffes!

Marcadores: Math Rock