Resenhas

Diplo – California EP

Cada vez mais distante da EDM, produtor brinca de estabelecer tendências

Loading

Ano: 2018
Selo: Mad Decent
# Faixas: 6
Estilos: Pop Eletrônico, Trap
Duração: 19'
Nota: 3.5
Produção: Diplo

Nos créditos de discos de Madonna a Banda Uó, de Maroon 5 a Azealia Banks, Diplo é um dos produtores mais onipresentes da música hoje em dia, mesmo se o grande público não reconheça nem seu nome, nem sua mão nas faixas. Como se não bastassem projetos como Major Lazer, Jack Ü e o recente LSD, 2018 viu também o lançamento de um EP “solo”, California. Nesse contexto, é natural que o ouvinte atento a toda essa movimentação, ao ouvir que o disco saiu, se pergunte: “Por quê?”.

O questionamento vem da frequência com que suas músicas aparecem por todos os lados, não da qualidade delas. Pelo contrário, ouvir o EP dá pistas suficientes para entendermos a motivação de colocar essas faixas no mundo. São seis músicas, todas cantadas por convidados, que passeiam – aparentemente – pelo que o produtor entende como “tendência” para esta temporada.

Não que California venha como um tratado, um manifesto para o que o lado mais Eletrônico do Pop deve se propor neste verão no hemisfério norte. É uma obra leve e divertida como esse filão manda, mas elas dialogam tão diretamente com as características mais em evidência hoje – influências de ritmos caribenhos, timbres graves de percussão, andamento arrastado, flertes com o Hip Hop e com o R&B, além de uma boa dose de Trap – que, pensando também na importância que Diplo tem em seu meio, sabemos que grande parte do que for lançado nos próximos meses seguirão à risca essa imaginária cartilha.

Da mesma forma, California confirma uma desaproximação do produtor com a ideia de EDM que tínhamos há uns cinco ou seis anos, justamente o estilo que o projetou de vez em nível global. Diplo mantém-se relevante por saber trabalhar os build ups e os drops de maneira diferente, com menor destaque nas músicas.

Por isso, o EP chega como um apanhado de selfies que o produtor publicou no Instagram com roupas, acessórios e corte de cabelo novos, sabendo que é assim que as bandas, divas e novos artistas se vestirão nos próximos meses. Ao mesmo tempo, ele tem seus outros projetos para brincar de dialogar com o que (ainda) está no mainstream hoje e para tentar prever o futuro, ou mesmo sê-lo.

(California em uma faixa: Color Blind)

Loading

ARTISTA: Diplo
MARCADORES: Pop Eletrônico, Trap

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.